Conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Os conflitos sempre existiram na vida do homem e tem acompanhado o seu desenvolvimento. Nestes termos, conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram evoluindo quanto à intensidade e número de envolvidos e sendo assim, surgiu a necessidade de buscar diversas formas de lidar com eles, tendo sido daí descobertos vários procedimentos, que apesar de nãoconstituirem fórmulas lineares ou regras aplicáveis em todas as situações, podem possibilitar o alcance de soluções que beneficiem ambas as partes envolvidas no conflito.
O presente trabalho retrata o tema “Gestão de conflitos” e nele se efectua uma abordagem dos conflitos, incidindo mais especificamente nos que afectam o ambiente escolar, com o objectivo de evidenciar os factores e asconsequências da sua existência, bem como indicar alguns procedimentos que podem ser seguidos para a sua mitigação.

1.1 Objectivos
1.1.1 Objectivo geral
* Fazer uma abordagem sobre a gestão conflitos.

1.1.2 Objectivos específicos
* Indicar as causas dos conflitos;
* Indicar as estratégias de gestão de conflitos

1.2 Metodologia
A realização do presente trabalho, baseou-se na seguintemetodologia:
* Discussão em grupo;
* Pesquisas bibliográficas;
* Buscas na Internet.

2. Conflito
É um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes exercem poder na busca de metas ou objectivos valorizados e se obstruem entre sí no progresso do cumprimento de uma ou mais metas.

Por outro lado, o conflito podeser definido como sendo toda opinião divergente, ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento.
Desde os conflitos próprios da infância, passamos pelos conflitos pessoais da adolescência, e hoje, visitados pela maturidade, continuamos a conviver com o conflito intrapessoal ou interpessoal.
São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a separação familiar, a guerra eo desentendimento entre alunos.

2.1 Causas dos conflitos
Metas diferentes – é muito comum estabelecermos e ou recebermos metas ou objectivos a serem atingidos, e que podem ser diferentes dos de outras pessoas e de outros departamentos, o que nos leva à geração de tensões em busca de seu alcance.
Diferenças em termos de informações e percepções – geralmente, tendemos a obter informações, eanalisá-las à luz dos nossos conhecimentos e referências, sem levar em conta que isto ocorre também com o outro lado, com quem temos de conversar e ou apresentar nossas ideias, e que este outro lado pode ter uma forma diferente de ver as coisas.

3. Gestão de conflitos
Podemos definir a gestão de conflitos como a capacidade de prever tensões, identificar as fontes, impedir o crescimento dosdesacordos e encontrar soluções satisfatórias para todas as partes envolvidas.
A gestão de conflitos envolve o diagnóstico e a intervenção a nível intrapessoal, interpessoal, intragrupal e intergrupal. Assim, compreender o conflito é o primero passo para a sua resolução produtiva e construtiva, sendo importante que em função da forma como ele é encarado e gerido, pode ter consequências construtivasou destrutivas.

3.1 Formas de gestão de conflitos
Segundo Laursen (1996), a gestão dos conflitos manifesta as propriedades salientes de uma relação, dado que estes constituem uma parte de padrões de interacção social mais amplos.
Desse modo, não existe um padrão único ou um estilo pessoal característico e invariável de resolução de conflitos, numa diversidade de relações, dado que ospadrões e as dinâmicas que se encontram nos conflitos, variam em função das características específicas das relações em que emergem, ou seja, o processo pelo qual o conflito se manifesta e se dilui, depende das características particulares das relações em que ele ocorre, podendo esperar-se uma variação no estilo de resolução de conflitos, em função do contexto da relação.
Esta forma de problematizar...
tracking img