Analise de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hardware – “Componente físico”
• Capaz de executar operações simples.
• Simplesmente obedece a comandos.

Software – “Componente lógico”
• Instruções para que o hardware execute operações.
• Seguem uma sintaxe rígida.
• Receita de bolo.

História do processador
• Primórdios
o Os chineses já utilizavam o ábaco, uma engenhoca capaz de fazer contas.
• Final doSéculo XIX
o O britânico Charles Babbage cria máquinas monstruosas, movidas a vapor, entre elas a Analytical Engine capaz de realizar complexos cálculos.
o Augusta Ada Byron, condessa de Lovelace ("Lady Lovelace") era a única pessoa que sabia mexer na máquina. Ela se tornou a primeira programadora da História.
1890, o americano Herman Hollerith criou uma aparelhagem com cartõesperfurados que permitiu a apuração do censo nos Estados Unidos. Em 1896 ele fundou a Tabulating Machine Company, que viria a ser a International Business Machines (IBM)
1930 - Vannevar Bush, engenheiro eletricista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), junto com sua equipe, produziu o "Analisador Diferencial", precursor dos computadores modernos. Ocupava todo um quarteirão doInstituto e era operado por chaves de fenda e martelos manejados pelos programadores.
1943 - Surge na Inglaterra o Colossus, com válvulas eletrônicas, utilizado para decifrar os códigos dos alemães durante a guerra.
1945 - J. Von Neumann desenvolve o Edvac (Electronic Discrete Variable Automatic Computer), cuja memória podia guardar dados e programas. O trabalho podia ser interrompido e retomadoa qualquer hora.
1946 - Nos EUA, John Mauchly e J. Presper Eckert produziram o Eniac (Computador e Integrador de Variável Discreta). Ao ser ligado, derrubou a rede de energia elétrica da Filadélfia. Queimou mais de 20 mil válvulas até ser aposentado em 1952.
1948 - Surge o transistor, que veio para substituir as válvulas, que evoluíram para os circuitos integrados (conjunto detransistores).
1951 - Os mesmos pais do Eniac criam o Univac (Universal Automatic Computer) capaz de ler 7200 caracteres por segundo. Era o primeiro computador que aceitava diferentes instruções, de acordo com a tarefa desejada, sem que fosse necessário ser todo reprogramado como o Eniac. Surgia o conceito de hardware e software.
1951 - Cientistas da Universidade de Cambridge desenvolvem o primeirocomputador de uso comercial do mundo o Leo (Lyons Electronic Office).
1971 - Os americanos Ted Hoff, Bob Noyce, Gordon Moore e Andrew Grove criam o microprocessador (microchip), fundam a Intel e criam o Intel4004. A IBM lança o disquete para armazenar o que estava na memória de um computador.
1974 - Chega do processador 8080 da Intel utilizado no primeiro computador pessoal, o Altair.Surgem também os Motorola 6800 dos micros da Apple.
1976 - Entram no mercado os TRS-80 da Sinclair.
Anos 80 e 90:
XT - 8 bits
AT286 - 16 bits - até 10 MHz
86 - 16 bits - de 16 a 30 MHz 486 - 32 bits - de 33 a 100 MHz
Pentium - 32 bits - de 90 a 200 MHz
PII - 32 bits - até 450 MHz
PIII - 32/64 bits - até 1 GHz
2003
AMD FX-51,primeiro processador para PCs domésticos com 64 bits.

Hardware

Classificação conforme o tipo de processamento:

o Analógicos: Processam sinais elétricos, sua programação é integrada aos circuitos.
o Digitais: Utilizam dígitos binários para representar a programação
o Híbridos: Reúne característica de ambos, possui um conversor analógico/digital

Quanto aGerações de acordo com o Desenvolvimento

o Primeira Geração – 1945 - 1955:Válvulas - ENIAV - UNIVAC
Os computadores construídos com relés e válvulas são os da primeira geração. Estes computadores consomem muita energia e espaço.
o Segunda Geração – 1955 - 1965:- Transistor
Os computadores da segunda geração foram construídos com transistores que tinham a vantagem...
tracking img