Resumo do sobre trabalho no mundo contemporaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Primazia do negociado sobre o legislado?

O mercado de trabalho esta cada vez mais escasso, sendo assim o governo tenta atrair cada vez mais empresas para onosso Estado, para que ajude no desenvolvimento econômico, dando a essas empresas algumas vantagens para que habitem em nosso país. Antigamente esse processo era mais rigoroso, as empresas não tinhamtanta facilidade para se instalar em outro lugar, sem contar que na maioria das vezes isso acabava saindo muito caro, mas nos dias de hoje isso se torna cada vez mais viável, pois eles conseguemfazer isso de forma rápida e barata.
CLT Consolidação das Leis do Trabalho
“ A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas,unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil.
Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. A CLT é o resultado de 13 anos detrabalho - desde o início do Estado Novo até 1943 - de destacados juristas, que se empenharam em criar uma legislação trabalhista que atendesse à necessidade de proteção do trabalhador, dentro deum contexto de "estado regulamentador".(http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/clt.htm. Acesso 28 de Abril de 2011 )
Umas das normas da CLT é a carga horaria do funcionário que não passar de44 semanais, caso isso ocorra o empregador deverá pagar hora extra, e mesmo assim o funcionário não pode fazer mais que 2 horas extras por dia, mas por esta encarecendo o trabalho , a maioria dasempresas optaram por utilizar o banco de horas, onde o funcionário trabalha e essas horas a mais ao invés de ser paga em dinheiro , ela é paga com folga, ou chegando mais tarde e saindo mais cedo.Todos os funcionários deviam ler a CLT pois la com certeza entenderam melhor sobre todos os seus direitos e deveres, assim ficando muito mais claro e evitando problemas profissionais futuros....
tracking img