Ruido ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO LIDER NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO

RESUMO

Este artigo discutirá a importância da Prevenção dos acidentes de trabalho nas organizações, salientando o papel do líder nesta questão buscando exemplos de indicadores, que identificará os principais motivos que devem ser considerados pelas organizações para investirem em Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho, bem comoapresentar algumas boas práticas relacionadas a este tema que justifiquem investimentos nesta área.

Palavras-Chave: O Papel da Liderança na Prevenção dos Acidentes de Trabalho; Prevenção; Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

1. INTRODUÇÃO

O ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas faz com que muitos lideres não detenham suas atenções quanto ao ambientede trabalho oferecido a seus empregados e, consequentemente, não percebam os danos a que estão expondo seus funcionários em seu meio de trabalho, ao meio ambiente e às comunidades.

Segundo Cicco (1997), a evolução das questões relacionadas à saúde e segurança ocupacional data da revolução industrial, onde a preocupação fundamental era a reparação de danos à saúde física do trabalhador. Asações, atitudes ou medidas de prevenção começaram em 1926, através dos estudos de H. W. Heinrich verificando os custos com as seguradoras para reparar os danos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho. Em 1966 Frank Bird Jr. propôs o controle de danos, considerando o enfoque para a saúde e segurança a partir da idéia de que a empresa deveria se preocupar não somente com os danos aos trabalhadores,mas também com os danos às instalações, aos equipamentos e a seus bens em geral. Em 1970 Jonh Fletcher ampliou o conceito de Frank Bird Jr. englobando também as questões da proteção ambiental, de segurança patrimonial e segurança do produto, criando o controle total das perdas (Total Loss Control).

É nesse contexto que surge a importância do líder, que deve ser consciente da importância daprevenção de acidentes no trabalho, através de um compromisso visível dos riscos organizacionais criando metas objetivas, visando excluir qualquer risco de acidentes através de um programa voltado para a prevenção.

Neste estudo, pretende-se estabelecer a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, enfocando o papel do líder como alguém fundamental para a tomada de decisões na prevençãodos riscos dentro das organizações.

2. O PAPEL DA LIDERANÇA NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES
Acidentes, incidentes constituem, muitas vezes, em eventos que devem ser controlados de maneira preventiva através do planejamento, organização e avaliação do desempenho dos meios de controles implementados. Estes eventos estão, muitas vezes, associados a inúmeras causas, e não apenas a uma causaespecífica. Análises simples e rápidas podem levar à conclusão de que a causa imediata reside nos fatores humanos e/ou em algum tipo de problema técnico, mas, grande parte de tais eventos é decorrente de falhas na gestão responsável pela prevenção segurança e saúde ocupacional aplicada a estes fatores. Assim, é importante que os gestores responsáveis pelo controle dos aspectos de segurança e saúde daorganização dêem especial atenção ao fator humano e a tecnologia utilizada.
Fundamental para o gerenciamento eficaz de Segurança e Saúde ocupacional é uma organização central forte, feita por meio de um comitê central, cuja função é a de monitorar os programas de segurança, saúde e meio ambiente, estabelecendo as políticas, metas e objetivos de Segurança e Saúde Ocupacional, dando ênfase não somenteas questões de reparo caso acidentes aconteçam, mais acima de tudo priorizando metas que tornem segura a vida desse trabalhador através da prevenção.
No meu vê o único caminho comprovado para se obter a excelência no gerenciamento de Segurança e saúde ocupacional é o de que todos os membros da liderança aceitem a responsabilidade pessoal deles mesmos, e das pessoas que se reportam a eles;...
tracking img