Futebol e xadrez para surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Futebol Para Surdos

O futebol para surdos segue as regras da CBF a única diferença do futebol dos surdos e do futebol normal são os árbitros. Eles procuram ficar de frente para as jogadas e não as acompanhando de lado, como é comum. Ao invés de apito, utilizam bandeiras para que os atletas saibam que a jogada está interrompida.
Hoje já temos campeonatos brasileiros de futebol para surdos,temos campeonatos mundiais, no Brasil cada estado tem varias associações para deficientes auditivos, assim fazendo com que os campeonato tenham vários times.

Equipes que Participaram da Ultima Copa Brasil de Futebol para Surdos

SANTA CATARINA
    - Sociedade dos Surdos de São José (SSSJ)
    - Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU)
    - Associação dos Surdos de Balneário Camburiu (ASBAC)    - Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul (ASJS)

RIO GRANDE DO SUL
    - Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS)
    - Sociedade dos Surdos do Esteio (SSE)
    - Associação dos Surdos de Santa Maria (ASSM)
    - Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul (SSCS)

GOIÁS
    - Associação dos Surdos de Goiânia (ASG)
    - Associação dos Surdos de Anapólis (ASANA)

RIO DE JANEIRO    - Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ)
    - Associação Alvorada Congregadora dos Surdos (AACS)

PARANÁ
    - Associação dos Surdos de São José dos Pinhais (ASSJP)
Futebol de 7

O Futebol de Sete é uma modalidade futebolística que se disputa nos jogos paraolímpicos no qual participam atletas com paralisia cerebral.
O regulamento apresenta algumas variações no que dizrespeito as normas da FIFA. Cada equipe é composta de sete jogadores, as dimensões do campo são de 75 x 55 cm com balizas de 5 x 2m e a marca de pênalti situada a 9,20 m. A duração da partida é de 60 minutos dividido em dois tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos.
Os jogadores de futebol de sete pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral. Em todas as equipes tem que haver umjogador da classe C5 ou da classe C6 que são as mais afetadas da classe dos andantes. Se não houver jogador dessas classes quando da substituição durante o jogo, a equipe jogará com seis jogadores.
Nesta modalidade, não haverá regra do impedimento e a cobrança do lateral poderá ser feita com uma das mãos somente, desde que, a bola toque o solo antes do contato com qualquer atleta ou, se o atletaoptar em fazê-lo do modo convencional do acordo com a regra.

Futebol de 5

O futebol de cinco é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas também tem sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nosúltimos cinco anos. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferente dos estádios com a torcida gritando, as partidas de futebol de cinco são silenciosas, em locais sem eco.
A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na horado gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e se tocá-la é falta. Com cinco infrações, o atleta é expulso de campo e pode ser substituído por outro jogador. Há ainda um guia, o chamador, que fica atrás do gol, para orientar os jogadores, dizendo onde devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10 minutos. No Brasil, a modalidade éadministrada pela Confederação Brasileira de Deportos para Cegos (CBDC).
Xadrez

Embora a maioria das regras do xadrez para deficientes visuas seja consistente com as do xadrez normal, existem algumas pequenas modificações no equipamento que permitem ao deficiente visual competir.
Todas as casas escuras são elevadas em aproximadamente 3–4 mm acima das casas brancas no tabuleiro. Pelo toque nas...
tracking img