Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2242 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Top of Form 1
Bottom of Form 1

Top of Form 2
Bottom of Form 2
Top of Form 3
Bottom of Form 3

Comportamento Organizacional eVantagem Competitiva
RESUMO .
O comportamento organizacional (CO) é um campo de estudoempenhado em entender, explicar, predizer e mudar o comportamentohumano, tal como ocorre no contexto das empresas. Este capítulodiscute a importância do comportamentoorganizacional na criação esustentação de uma margem competitiva; define as três subáreas doCO – micro, meso e macro – e apresenta aplicações de cada uma delas.O capítulo inclui também uma visão geral da história do pensamento naadministração e discute as abordagens científica e administrativa dasrelações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para aadministração. Finalmente, o capítulodiscute exemplos de questõesatuais enfrentadas pelos gerentes. Essas questões incluem: diversidadeda força de trabalho; delegação de poder e trabalho de equipe;reengenharia e administração da qualidade total; globalização e arelação das três subáreas do CO a cada uma dessas questões.
OBJETIVOS DO CAPÍTULO .
I. Definição de Comportamento OrganizacionalA.ComportamentomicroorganizacionalB.Comportamento mesoorganizacionalC.Comportamento macroorganizacionalII. Origens da Administração
A.A Abordagem da Administração CientíficaB.A Abordagem dos Princípios da AdministraçãoC.A Abordagem das Relações HumanasD.A Abordagem dos Sistemas AbertosIII. Abordagens AtuaisA.Diversidade da Força de TrabalhoB.Delegação de Poder e Trabalho em EquipeC.A Reengenharia e a Administração da Qualidade TotalD.GlobalizaçãoIV. Questões de Revisão
ANOTAÇÕES DE AULA . Definição de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional é um campo de estudo queobjetiva prever, explicar, entender e mudar o comportamento humanonas empresas.
1.
O CO focaliza os comportamentos observáveis e também as açõesinteriores como pensar, perceber e decidir.
2.
O CO estuda o comportamento das pessoas comoindivíduos e comomembros de grupos e organizações.
3.
O CO analisa o “comportamento” das unidades sociais mais amplas(grupos e organizações). Grupos e organizações não se comportamda mesma maneira que os indivíduos.
Comportamento microorganizacional
Desenvolveu-se a partir de váriassubáreas da psicologia (como, por exemplo, clínica, experimental,industrial). O comportamento microorganizacionalestuda ocomportamento individual dentro de uma organização. Pertencem aessa área as questões sobre a habilidade individual, a motivação e asatisfação.
Comportamento meso organizacional
Desenvolveu-se a partir dascomunicações, da psicologia social e da sociologia interacionista. Ocomportamento mesoorganizacional procura compreender ocomportamento das pessoas que trabalham juntas em equipes egrupos.Estuda questões como liderança, socialização e dinâmica de
Comportamento macroorganizacional
Desenvolveu-se a partir dasociologia, economia, antropologia e ciência política. Trata de questõescomo a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, acompetição, a eficiência e as influências culturais e ambientais.
Origens da Administração
Administração científica (1890-1940)
Essaabordagem se concentrou em descrever a administraçãocorreta e determinar a melhor forma para obtê-la. Fredrich Taylor foi olíder dessa escola. A ênfase era colocada na eficiência da produção. Asimplificação do trabalho e a padronização dos procedimentos exigidospara realizar uma tarefa (encontrar a “melhor maneira” para executarcada trabalho), se originaram dessa escola e possibilitaram a reduçãodecustos nas atividades de produção. (Ver quadro 1.1, página 9 dotexto, para os Princípios da Administração Científica.)
Princípios da Administração (1900-1950)
Essa abordagem estava voltada à melhoria da eficiência nosprocedimentos administrativos. Henri Fayol identificou as quatrofunções da administração: planejamento; organização; coordenação;controle. Ele entendia que a administração era...
tracking img