Como escrever bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como escrever bem

Antes de tudo, quero dizer que não sou nenhum literato, blogueiro profissional, jornalista, ou outro adjetivo que defina característicasemelhante. Vou falar sobre tal assunto, baseado nas minhas experiências através do mundo da literatura.

Qual seria a definição de “escrever bem”? Alguns dizem que é aboa informação contida no texto. Outros dizem que é a boa maneira como se expressa um pensamento. Para mim, uma letra bem escrita é uma leitura bem lida. Com essaafirmação, posso destacar dois pilares fundamentais que considero na arte de escrever bem.

O primeiro é o que chamo de pilar concreto: a escrita. Ler bem é daratenção às construções gramaticais, sintaxe, palavras desconhecidas, formas de expressões, modo de descrever personagens, cenários e situações. Com isso em mente é maisfácil expressar seus pensamentos, porque é esta a ferramenta de comunicação do escritor. Pode-se fazer analogia a uma ferramenta de mecânico. Quanto mais bem elaborada emais funções a ferramenta tiver, mais eficaz será o trabalho.

Mas do que adianta ter uma ferramenta eficiente se não sabe manuseá-la? É aí que entra o pilarabstrato: a ideia. Quanto mais você lê, mais o seu horizonte se expande. Esta é a máxima deste pilar. Com a leitura você conhece novas ideias, novas formas depensamentos, e conhecimentos de todas as origens. Seu horizonte mental vai se ampliando e seu processo criativo torna-se cada vez mais fluente. Então, tendo por base essesdois pilares, com a prática progressiva, você construirá uma sólida estrutura literária e irá usufruir do poder da escrita.

Flábio Fagundes Araújo da Matta
tracking img