Escrever bem

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
ENTRE O PRAZER O DEVER: A PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS1


MALHEIROS, Márcia Rita Trindade Leite2

RESUMO
O texto objetiva discutir a chegada a universidade e o trato que se deve ter com relação a produção do conhecimento. Tal produção certamente implica em cuidados relativos ao ato de escrever e organizar os hábitos de estudo. Nesta direção são indicados alguns procedimentos eexemplificadas atitudes frente à necessidade de organização intelectual. Além das dificuldades com a escrita o processo de produção acadêmica pressupõe ainda a organização de textos em consonância com as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas. O cuidado com o conhecimento e o respeito ao acesso a ele são reflexões provocadas, especialmente no que se refere às citações de autoresque nos servem de base para a construção de nosso pensamento científico.

Palavras-chave: Produção do Conhecimento. Normalização. Pesquisa.



Sem o domínio do conhecido, não é possível incursionar no desconhecido.

Dermeval Saviani (1985, apud DAMASCENO, 2002, p. 19)


A produção de textos acadêmicos3, tecnicamente organizados e de leitura prazerosa, tem sido, segundo análise deinúmeros pesquisadores, raridade, especialmente quando se trata de trabalhos de graduação
Inácio Filho (1995, p. 9) destaca a dificuldade com que os professores universitários se deparam, em que os alunos não conseguem elaborar trabalhos “[...] de forma sistemática e eficiente, repetindo sempre “noções de pesquisa” que traziam do ensino básico”. Tais noções, segundo o autor, não diferem do senso comum e“[...] induzem esses sujeitos a tomar experiência por experimento e pesquisa por cópias, como se fossem termos sinônimos”. (INÁCIO FILHO, 1995, p. 9)
Dois motivos levam ao desespero quando, ao chegar a universidade o aluno se depara com a necessidade de redigir um texto: primeiro a dificuldade em organizar idéias e guardar coerência entre as mesmas, resultado do ensino fragmentado que se teve naárea de língua portuguesa, que, segundo Klein (1997) excluía do ensino da escrita, aspectos importantes para a clareza do texto, as relações intervocabulares (elementos da coesão, argumentação, ordem e direção da escrita). O segundo motivo, trata do desprezo que se tem ao chegar no ensino superior da disciplina de Metodologia Científica, naquele momento (em geral no primeiro ano do curso), não fazmuito sentido para os estudantes falar em construção do conhecimento, técnicas de leitura e documentação, além da organização do material de pesquisa, segundo alguns estudantes, isso tudo é bobagem, deve-se apenas ensinar fazer trabalhos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resto é irrelevante. Porém, é justamente o resto que nos oferece condições para a produção detrabalhos nas normas da ABNT.
O resto a que nos referimos é o fato da necessidade do entendimento da função social que se assume no momento em que se torna estudante universitário, as decisões que são necessárias acerca do profissional que vamos nos tornar, e o valor social que implica o acesso ao conhecimento. Estas são as finalidades básicas da disciplina de Metodologia Científica e da Pesquisa,que, complementarmente auxilia na organização formal dos trabalhos acadêmicos (a partir das normas técnicas). A disciplina busca auxiliar que se ultrapasse o senso comum, oportunizando “[...] a iniciação à investigação sistemática e produtiva (não confundir com reprodutiva) de conhecimentos”. (INÁCIO FILHO, 1995, p. 9)
A produção de conhecimento é parte integrante de nosso trabalho intelectual,aquele que realizamos unindo prática (cotidiano, senso comum) e teoria (explicações oferecidas pela ciência). Trata-se da formação de pesquisadores, concebida “[...] como um processo que se integra à vida acadêmica, e não apenas como uma atividade livresca baseada em acumulação de informações”. (DAMASCENO, 2002, p. 17)
Mills (1965, p. 212) nos fornece bons argumentos para o convencimento de que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como escrever bem
  • Escrever bem
  • Como escrever bem
  • ESCREVER BEM
  • O que é escrever bem?
  • Como escrever Bem
  • Citação (superdicas para escrever bem)
  • 28 Dicas para escrever bem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!