Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – REH 28
Deise Flores


REENGENHARIA




A Reengenharia foi criada por Michael Hammer e James Champy na década de 90. Ela faz uma reestruturação, de uma só vez,nos processos da organização. O objetivo é aumentar os lucros, elevando a produtividade e diminuindo os custos de produção, para tentar aumentar o mercado consumidor, que exige qualidade e preçosacessíveis.

Reengenharia não procura introduzir melhorias em processos já existentes mas sim a eliminação e total reinvenção das regras e processos já ultrapassados bem como de todos os pressupostosfundamentais que lhe servem de base.

Reengenharia de processos é um conceito relativamente novo no estudo da Administração. Segundo o autor Melo Neto, o conceito de Reengenharia se resume ao “atode repensar e reprojetar de forma radical a estrutura de uma empresa”. Esse redesenho deve acontecer na estrutura administrativa, empregados e nas escalas de valores.

A reengenharia reduz todos ostipos de desperdícios, reestruturando o processo. Por exemplo: você corta uma folha de alumínio em tiras e, no final, sobra uma tira que é menor que a largura necessária. Essa tira é jogada fora.Isso pode ser mudado, cortando tiras mais estreitas, de forma que a última também sirva e aí você tem uma tira a mais e eliminou um desperdício de material.

Outro exemplo: para fazer um furo emuma peça, trabalham duas pessoas. Uma segura a peça e a outra faz o furo. Melhora-se o método, fazendo a mesma pessoa segurar a peça e fazer o furo. É uma redução de custo na mão-de-obra.Esta focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria daqualidade dos serviços.

A reengenharia busca proporcionar às empresas técnicas que permitam reinventar-se a si próprias. Sua intervenção básica é sobre as estruturas e arranjos organizacionais. Ao...
tracking img