Sustentabilidade nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS: UM COMPROMISSO DE TODOS


Ana Paula Fermino Luiz Corrêa *


Resumo: O presente artigo aborda a relação de sustentabilidade e empresas, focando especialmente as dimensões e a importância do que se entende, em geral, sustentabilidade nas empresas e suas práticas sustentáveis. O artigo esta estruturado de forma clara e objetiva apontando o conceito desustentabilidade nos diversos seguimentos, bem como a sustentabilidade na visão das empresas, os desafios que as mesmas enfrentam com as novas tendências de um mercado consumidor consciente, e as práticas adotadas em prol da sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Palavras-chave: sustentabilidade; empresas; práticas.









* Matemática – Licenciatura
Universidade do Sul de Santa Catarina
E-mail:analuizcorrea@hotmail.com
1 INTRODUÇÃO




Nosso planeta tem passado por grandes mudanças, e estas são cada vez mais rápidas e impactantes no ponto de vista das populações e no comportamento das organizações empresariais. Com o passar do tempo a sociedade vem percebendo que a intervenção excessiva do ser humano e das empresas no planeta compromete muitas vezes de maneira irrecuperável osrecursos naturais e, conseqüentemente a sobrevivência dos sistemas ambientais, sociais, econômicos e políticos.
Com a evolução do processo de globalização, volvesse o avanço do conceito de cidadania planetária, que torna todos os indivíduos co-responsáveis pelas decisões e atitudes que tomam, visto que afetam positiva e negativamente o ambiente em que vivem.
Alguns termos como“sustentabilidade”, “produtos ecologicamente corretos”, “meio ambiente” e ”responsabilidade social”, permeiam a mídia, a política, os encontros empresariais, o mundo em geral. Mas, a sustentabilidade ainda não se tornou um hábito comum no cotidiano da atual geração consumidora. Este é um período de mudança na educação ambiental da população e, apesar das empresas já estarem de alguma forma, mesmo que devagar,agindo, precisam assegurar a tomada de iniciativas que visam o futuro.
Com a exigência de um mercado competitivo e a nova geração de consumidores, as empresas tendem a modificar sua produção e conseqüentemente seus produtos, utilizando-se de práticas sustentáveis. A questão é como preparar as empresas para esses futuros clientes? Quais práticas tomar para conquistá-los e assim garantirsucesso?




2 SUSTENTABILIDADE


2.1 Conceito


O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar).
Segundo o Relatório de Brundtland (apud WIKIPÉDIA), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Ou seja, asustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Em termos econômicos, sustentabilidade significa viver da “renda” proporcionada pelo planeta e não do seu “capital”, ochamado capital natural. Toda atividade econômica depende desse capital. (IBGC, 2007).
Sustentabilidade é um conceito que esta inserida num sistema, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economiaspossam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
Ela não pode ser uma mera imagem reproduzida por pessoas que se declaram compassíveis às causas ambientais, ou somente uma proposta de...
tracking img