Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDREY RAFAEL SILVA GONZAGA
CAROLINE RODRIGUES DA SILVA
ELIZÂNGELA M. A. GONÇALVES DOS REIS
SILVANIA AP. DE SALLES DE SOUZA.
SAMUEL EVANGELISTA RAMOS VIEIRA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BELO HORIZONTE/MG
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 CAPÍTULO 1: COMPORTAMENTO ORGANIACIONAL 04
2.1 Conceito de comportamentoorganizacional 04
2.2 Comparação dos conceitos de dois autores 04

3 CAPÍTULO 2: MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO 05
3.1 Pesquisa: O que você entende por inovação, qual sua importância nas empresas?05
3.2 Inovação organizacional e tecnológica 10

4 CAPÍTULO 3: IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DAS EQUIPES 11
4.1 O papel do líder nas organizações 11
4.2Trabalho em equipe 11

5 CAPÍTULO 4: CONTEXTO ORGANIZACIONAL 13
5.1 Percepção e efeitos das ações 13
5.2 Eficiência e eficácia 13
5.3 Comunicação 13

6 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIA 16


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido para atender a solicitação da atividade prática supervisionada do curso de administração, referente àdisciplina de comportamento organizacional, com o objetivo de fazer a ligação entre a teoria e a prática do estudo dos temas apresentados.
A equipe elaborou o trabalho acadêmico, abordando o conceito de comportamento organizacional, conhecendo e analisando as condições que interferem nas relações dos indivíduos e grupos dentro do ambiente de trabalho, inclusive sob o ponto de vista de doisautores.
Quanto à velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações, foi realizada uma pesquisa com vinte pessoas, que levantou a importância da inovação para a competitividade das empresas.
O estudo das equipes de trabalho e da liderança nos levou, a saber, como grupos de pessoas dentro das organizações, focados num mesmo objetivo de resultado, podem se transformar em equipes vencedoras e adiferença quando a liderança neste ambiente, hoje globalizado, vem para educar, orientar, apoiar e motivar a equipe, permitindo alcançar resultados expressivos e impulsionar a produtividade.
Por fim, tendo também como base a importância da comunicação para o contexto organizacional, discutimos temas sobre a eficiência e eficácia, e como alcançá-la no resultado final das empresas.

2 CAPITULO 1:COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2.1 Conceito de comportamento organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão do comportamento dos indivíduos, grupos dentro das organizações de trabalho.

2.2 Comparação dos conceitos de dois autores

Segundo Soto (2010 p. 7), “o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto deconceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações”. Para Robbins (2005, p. 6), “O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.”, Ambos os autores destacam aimportância do estudo do comportamento organizacional para as empresas e que o relacionamento interpessoal é extremamente necessário. Soto (2010) enfatiza a importância da inteligência emocional e o seu uso de maneira adequada para tornar flexível a tomada de decisões. Já Robbins (2005) enfatizar a necessidade da busca pela eficiência das organizações, através de um ambiente de trabalho, onde as pessoasencontrem qualidade e apoio.

Quadro 1 - comparação entre sistemas aberto e fechado de C.O
Sistema Aberto | Sistema Fechado |
São definidos por suas fronteiras, pela recepção seletiva de entradas e por sua transmissão típica de saídas. Constituem em sistemas que realizam trocas de informações, recursos, energia e matérias-primas com o seu ambiente, apresentando importação e exportação,...
tracking img