Aglomerantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGLOMERANTES

Definições:

Aglomerantes são produtos empregados na construção civil para fixar ou aglomerar materiais entre si. Constituem o elemento ativo que entra na composição das pastas, argamassas e concretos. São geralmente materiais pulverulentos que, misturados intimamente com água, formam uma pasta capaz de endurecer por simples secagem, ou em virtude de reações químicas.

Comomedida de economia e também para atenuar a influência nociva da retração, é geralmente necessário adicionar-se à pasta um elemento chamado “agregado”.
O agregado é um material granuloso, convenientemente graduado, que entra na composição das argamassas e concretos. Assim sendo podemos definir:

* Pasta: mistura íntima de um aglomerante e água.
* Argamassa: mistura íntima de um aglomerante,um agregado miúdo e água.
* Concreto: mistura íntima de um aglomerante, um agregado miúdo, um agregado graúdo e água, (eventualmente acompanhados de algum aditivo).

O endurecimento das argamassas e dos concretos decorre do endurecimento da pasta, visto que, a pasta endurecida adere também aos materiais com os quais tenha sido posta em contato; permitindo assim a execução das alvenarias,revestimentos, concreto armado, estabilização de solos, etc.
As propriedades desejáveis para os aglomerantes são: resistência mecânica, durabilidade, impermeabilidade, resistência ao calor, fácil manuseio, finura elevada, baixo custo e pega.

Classificação segundo suas propriedades:

Aglomerantes aéreos: devem ser empregados somente ao ar, pois não resistem satisfatoriamente quando imersos naágua, mesmo depois de endurecidos. Além disso, o seu endurecimento depende da secagem para ganho e manutenção da resistência.
Neste grupo tem-se: cal aérea e gessos.
Aglomerantes hidráulicos resistem satisfatoriamente quando empregados dentro d’água, e além disso, o seu endurecimento processa-se sob influência exclusiva da água. O endurecimento pode se efetivar independentemente da exposição aoar.
Exemplos: cimentos Portland, cimento aluminoso e cal hidráulica.

Classificação geral:

a) Aglomerantes quimicamente inertes: endurecem por simples secagem, por exemplo a argila.
b) Aglomerantes quimicamente ativos: endurecem por reações químicas, são os cimentos, a cal e o gesso.
Os aglomerantes quimicamente ativos apresentam maior interesse e têm grande campo de aplicação, poissão capazes de atingir altas resistências e de manterem-se estáveis nessa condição por longo tempo.

b.1) Aglomerantes Simples - constituídos de um único produto sem mistura posterior ao cozimento, a não ser de pequenas porcentagens admitidas em suas especificações, de substâncias destinadas a regularizar a pega, facilitar a moagem ou ativar a progressão do endurecimento.
São consideradosaglomerantes simples os aéreos acima referidos e os hidráulicos (cal hidráulica, cimento natural, cimento Portland e o cimento aluminoso).
b.2) Aglomerantes Compostos - são constituídos pela mistura de sub-produtos industriais, ou produtos naturais de baixo custo (escória de alto-forno ou pozolana) com um aglomerante simples, geralmente cal ou cimento Portland.
É comum adotar-se o termo hidraulite paraas adições minerais acrescentadas ao cimento. São aglomerantes compostos: cimentos pozolânicos e cimentos metalúrgicos.
b.3) Aglomerantes Mistos - são constituídos pela mistura de dois aglomerantes simples. Ex.: Mistura de cimento Portland com cal (para confecção de argamassa).
b.4) Aglomerantes com Adições - São aglomerantes simples aos quais foram feitas adições que excedem os limitesestabelecidos em suas especificações para dar-lhes propriedades especiais, tais como, diminuir a permeabilidade, reduzir o calor de hidratação, diminuir a retração, aumentar a resistência a agentes agressivos, dar coloração especial, etc. Exemplos: cimento com cinza de casca de arroz.

AGLOMERANTES HIDRÁULICOS

1- Cal hidráulica

É o produto que se obtêm com a presença de argila juntamente...
tracking img