Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura, dos funcionários e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas,no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveispelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Para garantir que as coisas caminhem como devem, o administrador precisa monitorar o desempenho da organização.

Em outraspalavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho na mesma.

O estudo do comportamentoorganizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e asciências políticas.

UM MUNDO EM MUDANÇA

A época em que vivemos está sujeita a muitas mudanças, seja sob qualquer aspecto, como o caráter social, político e econômico.

Uma forma de compreendermosestas mudanças é utilizando o modelo PESTLEE, que se trata de analisarmos Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais, Ecológicas e Éticas.

De trinta em trinta anos, aproximadamente, umanova ciência ou tecnologia revolucionária interfere na sociedade. Ao observarmos o séc. XX, vimos que ocorreram três ondas no desenvolvimento tecnológico, a Química, a Física e a Tecnologia daInformação.

A próxima onda esta em andamento e é a da Biologia, que se refere a biociências e genética que contribuem na saúde e na produção de alimentos geneticamente modificados.

Com tantos avanços, aglobalização se intensifica cada vez mais. Com esse dinamismo nas regiões, logo se formarão grandes pólos, tais como as regiões metropolitanas.

Desse modo, poderemos ter acesso mais profundo a...
tracking img