Como os gigantes caem, jim collins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como as gigantes caem, de Jim Collins

Organizações líderes em suas áreas podem despencar da excelência para a irrelevância. Todas as instituições são vulneráveis, não importa o tamanho. Não há umalei na natureza garantindo que os mais poderosos inevitavelmente continuarão no topo. Todos podem cair, e a maioria cai.

Os estágios do declínio podem ser detectados cedo, e pode ser revertido(como aconteceu com IBM, HP, Merck, Nuvor).

Os estágios 1 e 2 correspondem às raízes do declínio. Os estágio 3, 4 e 5 correspondem à resposta equivocada dos administradores.

Até o estágio 4, odeclínio não é nitidamente visível. No estágio 3, a empresa pode aparentar estar ótima, com os pés bem na beirada do precipício.

O declínio das organizações é na maioria auto-infligido, e revertidocom controle próprio. Enquanto não cair no estágio 5, a recuperação é possível.

Estágios do Declínio

1) Excesso de Confiança Originado pelo Sucesso

Sucesso passado não é garantia de umfuturo brilhante. Acreditar que é bem-sucedido porque se acha tão esperto/tão inovador/tão incrível pode causar grandes prejuízos. Muito do sucesso atribuído à administradores, posteriormentemostrava-se mais fruto de sorte do que de habilidade.

Administradores que inovaram continuamente o modelo de negócio de suas empresas superam aqueles que ficam apenas tornando velhos modelos de negócio maiseficientes e eficazes.

Continue inovando e melhorando. Não atribua o sucesso a você, lembre-se que a sorte uma hora vai embora. É melhor se preparar.

Ex. Motorola. Continuou apostando nosucesso do StarTac frente à celulares mais avançados.

2) Busca Indisciplinada pelo Crescimento

Empresas bem-sucedidas são propensas a começar muitas coisas e a correr para direções estranhas,porque o CEO se sente inseguro comparando-se com seu predecessor ou competidor.

Quando a organização cresce mais rápido do que sua habilidade de preencher os lugares com as pessoas certas, está...
tracking img