Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração Período Letivo:
Semestre: Turno:
Disciplina: Comportamento Organizacional.

Introdução

A cerca do Comportamento Organizacional teremos um breve esboço do conceito, infocando de maneira rápida, pontos como visãosistêmica, mudança, inovação, classes de sistemas, teorias de motivação conforme o pensamento de seus criadores.
Desta forma perceberemos que Comportamento Organizacional ganhou força e espaço no século passado apoiado em ciências sociais tradicionais como psicologia, sociologia, ciências políticas dentre outras. Através de uma visão mais detalhada das organizações, buscou-se entender melhore aprofundar temas como a necessidade de mudar as perspectivas dos sistemas tradicionais, ao passo que se perceberam tipos diferenciados dos mesmos. Através dos estudos mais detalhados de Comportamento Organizacional, sentiu-se a necessidade de criar formas de inovar para continuar e ao mesmo tempo criar condições de motivação para as pessoas, pois são elas que fazem andar toda e qualquerorganização.

Comportamento Organizacional

Entende-se por Comportamento Organizacional o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, assim como do comportamento dos grupos e indivíduos. Um sistema tem um produto excelente, mas tem uma equipe desmotivada que não consegue passar uma visão adequada aos clientes, logo o produto, mesmo sendo de qualidade, cairáno esquecimento. Isto porque organizações não são as empresas, mas as pessoas que nela trabalham.
John Ivancevich nos diz que Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional. Mostra ainda o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores,o efeito que a organização fará nos trabalhadores e a resposta dos mesmos no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Comportamento Organizacional começou a ganhar especial atenção a partir da segunda metade do século XX e recebeu grande influência de ciências sociais como a psicologia, sociologia, antropologia, ciências políticas e etc....
Assim podemos dizerque Comportamento Organizacional baseia-se no método científico, o qual auxilia a explicar e ou predizer o comportamento das pessoas na organização.

Em um artigo de fonte ignorada encontramos que “os executivos precisam desenvolver suas habilidades interpessoais ou humanas para que possam ser eficazes em suas funções. O Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investigao impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização e depois utiliza esse conhecimento para ajudar as empresas a trabalharem com mais eficácia.” Percebemos também que hoje temos um leque muito grande de informações através da internet, tv, rádio, jornais, revistas e etc., isto é o avanço tecnológico que chega de maneira muito acelerada, destaforma, as organizações necessitam avançar juntas.

(Perguntamos a duas pessoas o que entendem por inovação e eis as respostas:
1) inovação é fazer algo diferente, ainda novo, desconhecido ou pouco conhecido. 2) É o ato de renovar os processos ou produtos da empresa. Assim, entende-se que o efeito de inovação para as organizações atuais é o maior grau de compreensão e aceitação deseu relacionamento com o ambiente, o que antes nas organizações tradicionais era muito lento. Hoje, então, as inovações tiveram maior velocidade e com isso vieram maiores oportunidades, novos mercados e um menor número de barreiras.

Encontramos dois tipos de sistemas distintos: sistemas abertos e sistemas fechados. Os sistemas fechados são aqueles imutáveis como o mapa mundi,...
tracking img