A brinquedoteca e o brincar na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A brinquedoteca e o brincar na escola: O enriquecimento do aprender no
Ensino Infantil e no Ensino Fundamental



O curso estudado possibilita a reflexão sobre o brincar como fenômeno da cultura e como elemento educativo e, por isso, potencializador do desenvolvimento e da aprendizagem da criança; promovendo a compreensão da brinquedoteca como espaçoessencial de promoção do brincar; e propicia a compreensão do professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental como agente de promoção e de mediação da atividade lúdica na escola.
Somos convidados, a refletir sobre o brincar e a brinquedoteca, compreendendo-a como um espaço em potencial para o aprendizado infantil.
É muito importante compreender que o brincar, o brinquedo, o jogoe as brincadeiras são fundamentais para a realização de um bom trabalho pedagógico.
A criança tem o direito de brincar. Porque brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Quando está brincando, (re)significa seu mundo, reiquilibra-se, exterioriza grande quantidade de emoções, organizando o seu mundinho interior e consequentemente consegue saciar a suanecessidade de conhecer e reinventar sua realidade. Também possibilita construir sua identidade autônoma, cooperativa e criativa.
A criança com certeza irá conseguir, adquirir momentos significativos em sua vida, na qual irá proporcionar uma infância muito prazerosa e feliz, a qual futuramente contribuirá para a sua formação na fase adulta.
Faz-se necessário a criança aprender abrincar, desenvolvendo sua confiança e capacidade nas interações com as demais crianças. Pode-se até mesmo fazer um comparativo em que o brincar é tão importante para a criança como o trabalho é para o homem.
Concordo com a frase de Santo Tomas de Aquino, “O brincar é necessário para a vida humana”, porque brincar não é apenas um mero divertimento, é uma atividade muito séria para acriança, é o espaço em que os trabalhos de reflexão e de criação são elementos constantes, que se apresentam em momentos de brincadeiras. É a forma na qual a criança realiza o que ela quer naquele momento, quando está brincando.
O brincar desperta o desenvolvimento do ser humano, em seu viver. Sabemos que na “natureza, nada se perde tudo se transforma” e da mesma forma acontece no brincar, acada ano que se passa uma nova descoberta surge, a brincadeira é a mesma, mais o papel que ela desenvolve na vida da criança, é muito significativo, para a sua formação.
Uma vez que através do processo realizado, pelas ações do brincar, as crianças deverão desenvolver sua imaginação, sua fantasia e criatividade, favorecendo assim sua aprendizagem do mundo ao seu redor.
Percebi quebrincar, reflete nas crianças a livre espontaneidade de se deixar conhecer através do seu ato de participar, sem medo de errar.
A relação entre o brincar e a educação acontece em razão de brincar ser a atividade mais intensa e preferida da criança, constituindo-se num espaço de desenvolvimento e de aprendizagem, pois potencializa a exploração e a construção do conhecimento.
Asatividades lúdicas são efetivamente geradoras de desenvolvimento e aprendizagem por isso devem ser adotadas e valorizadas. Suas manifestações caracterizam-se por momentos de prazer, alegria e diversão tornando todo e qualquer processo de ensino-aprendizagem mais significativo para o aluno.
A educação lúdica objetiva estudar e valorizar um novo processo de desenvolvimento da capacidadefísica, intelectual e moral do ser humano.
Faz-se necessário romper com a concepção de que o brincar é uma atividade que serve apenas como diversão, como passatempo, uma vez que é um espaço educativo. Brincar é coisa séria.
A brinquedoteca qualifica-se como um ambiente sistematizado para brincar, em que a criança tem a oportunidade de acesso a uma grande variedade de...
tracking img