Trabalho saocial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As pessoas portadoras de deficiência não querem pena. Querem uma oportunidade”, afirma Enilson de Moraes, presidente nacional da Associação Brasileira de Pessoas com Deficiência (ABPcD). Segundo ele,essas pessoas devem conquistar uma qualificação profissional para ser produtivas e valorizadas no mercado de trabalho. Formar bons profissionais é o objetivo dos cursos e palestras oferecidos pelaABPcD, criada devido à demanda pelos serviços de pessoas com deficiência.
A procura por esses trabalhadores aumentou desde a promulgação da Lei nº 8.213, cujo artigo 93 obriga as empresas a contratarfuncionários com necessidades especiais de modo que eles representem de 2% a 5% do total de empregados. O descumprimento da lei implica multa, que nem sempre é leve. “Um banco chegou a pagar R$ 7milhões”, comenta Moraes. Nos últimos tempos o governo tem pressionado mais as empresas e, em consequência, elas têm contratado mais deficientes, mas colocando-os em qualquer posto. No mercado de trabalho,muitos dos portadores de necessidades especiais são subestimados, o que os leva à baixa autoestima e ao pouco esforço em se inserir socialmente. Com o intuito de mostrar a esses indivíduos e àsgrandes corporações do que eles são capazes, a ABPcD oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos deficientes com mais de 16 anos. Deve-se lembrar que os alunos começam o curso já empregados por umacompanhia: esta contrata a ABPcD para realizar uma seleção e, posteriormente, fazer a qualificação dos profissionais.
Para cumprir seu objetivo de inclusão profissional e social, os cursos da ABPcDabordam conteúdo profissionalizante e comportamental. De início, os alunos passam por entrevistas (etapa que dura em média três meses) a fim de descobrir seu perfil profissional. Depois, são encaminhadospara cursos de um a quatro meses, ministrados em salas que atendem às necessidades especiais de deficientes físicos, visuais, auditivos e intelectuais leves.

A outra metade do conteúdo do curso...
tracking img