Curva abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Classificação ABC

Resumo: Este artigo apresenta a utilização da classificação ABC, uma ferramenta essencial que poderá ser aplicada tanto na área administrativa como nos mais diversos setores, tendo como objetivo propor um método que ofereça apoio à tomada de decisões gerenciais. A partir deste processo obtemos um levantamento dos itens e podemos demonstrá-los graficamente através dacurva ABC. Um estudo de caso, realizado em uma papelaria demonstra a integração das técnicas e procedimentos apresentados.
Palavras-chave: Classificação. Utilização. Tomada de decisão.

1 Introdução

O controle de estoque hoje é um grande desafio para os administradores de materiais, a busca por soluções que reduzam os custos nos leva a utilizar métodos que aperfeiçoem os processos eserviços da empresa.

A gestão de materiais após prever a demanda dos produtos, tem a necessidade de controlar os itens no estoque, logo a Classificação ABC tem um importante papel, o de estabelecer prioridades para os investimentos a serem realizados pelos gestores. Esse procedimento é imprescindível no gerenciamento dos estoques, pois possibilita o melhor desenvolvimento dentro da empresa.

Ametodologia adotada tem como base a classificação dos produtos conforme sua prioridade estratégica, e sua utilização apresentará resultados que auxiliarão nas tomadas de decisões.

2 Desenvolvimento

O economista italiano Vilfrido Pareto, no final do século XIX, desenvolveu um estudo que analisou a distribuição de renda da população do seu país. Ficou constatado que a distribuição de riquezanão se dava de maneira uniforme, 80% da riqueza estavam nas mãos de 20% da população. A partir desse estudo esta teoria ficou conhecida como principio 80:20 (Lei de Pareto).

A lei de Pareto foi adequada por alguns engenheiros da General Eletric (GE), para a administração dos estoques dando início ao sistema de análise ABC. Sob instruções de H.F. Dixie, a General Eletric (GE) logo após a segundaGuerra Mundial, pôs em prática para o controle de estoques o método de Pareto, sendo a primeira empresa a utilizar a filosofia na gestão de estoques. A curva ABC busca o relacionamento entre o consumo do estoque, o investimento aplicado e a quantidade de itens que formam o estoque.

A classificaçao ABC é uma ferramenta utilizada por administradores de diversas áreas, e tem grande aplicabilidadeem várias empresas. É muito importante para a administração, pois possibilita também informações estratégicas para a realização de compra de mercadoria, redução de estoques, entre outras formas de controles. Em organizações com grande número de itens de materiais utilizam-se da classificação da curva ABC, pois é possível determinar o nível de importância dos itens, permitindo, assim, sistemas decontrole com base na importância relativa do item. Criou-se um diferencial em relação aos concorrentes, pois é possível enfatizar os itens que geram maiores custos.

A Curva ABC não esta somente relacionada ao estoque de produtos, ela pode ser ingressada também para uma empresa prestadora de serviços seja com intuito de classificar seus serviços, seja com o intuito de classificar seus clientes.Classificamente uma análise ABC consiste da separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda anual, em se tratando em produtos acabados, ou valor de consumo anual quando se tratarem em produtos de processo ou matérias primas e insumos. O valor de consumo anual ou o valor de demanda anual é determinado multiplicando-se o preço ou custo unitário de cada item pelo seuconsumo ou sua demanda anual.

Assim sendo como resultado de uma típica classificação ABC, surgirá grupos divididos em três classes como segue.

Classe A: São os itens que contribuem com o maior valor de investimento sobre o total acumulado. Normalmente são os de menor quantidade consumida e maior valor unitário. Portanto são os itens que merecem maior atenção, tratamento preferencial e...
tracking img