Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA

NITERÓI, RIO DEJANEIRO
2011
UNIVERSIDADE PLÍNIO LEITE

TRABALHO DE SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA

NITERÓI, RIO DEJANEIRO
2011
NORMAS E EVOLUÇÃO SOCIAL“Um menor de 16 anos, que morava com a mãe, cometeu um homicídio. Tinha estado na FEBEM, e saiu porque o juiz acreditou que a mãe fosse cuidar do filho. Mas não cuidou. O filho ficava à vontade,livre, passava semanas desaparecido. E a mãe, o que fez? Nada. Disse apenas: “Eu não sabia como segurar”. Há cerca de dez anos uma garota foi seqüestrada num caixa eletrônico em Alphaville e levadapara um matagal por quatro rapazes. Foi violentada e assassinada. Esta madrugada, dois maiores e um menor seqüestraram um casal em São Paulo e os levaram para o interior, onde acabaram sendo presos. Omenor foi levado à delegacia, e um registro lavrado. Nada fizeram além de passar a mão na cabeça do garoto, que foi embora com a mãe, ficando de se apresentar ao juiz em uma semana. O Estatuto daCriança e do Adolescente – ECA teve uma alteração recentemente: os jornais não podem mais dar o apelido, as iniciais de menores envolvidos no crime nem fotografias. Se o menor é autor de vários crimes, e sea foto aparecer no jornal, dezenas de vítimas acabam aparecendo. Sem isso, fica sempre e cada vez mais impune.”

- 1 -
QUESTÃO

A partir do texto, explique como é possível conciliar o ECA,Estatuto da Criança e do Adolescente, com os atos de criminalidades praticados por menores e que em tese deveriam proteger os adolescentes.

R: O ECA é o conjunto de normas do ordenamento jurídicobrasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente e a sua educação.
Entretanto a sociedade brasileira considera-o excessivamente paternalista em relação aos atos inflacionaiscometidos por crianças e adolescentes. O Estatuto que deveria proteger e educar a criança e o adolescente, na pratica, acaba deixando-os sem nenhuma punição. O Estatuto muitas vezes é usado por...
tracking img