Sociologia e sociologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIAS

1 INTRODUÇÃO
É todavia, no mundo dito ocidental que o Direito como tal mais se desenvolveu, e com ele a ciência jurídica.
Embora sabendo-se incompleto e mesmo lacunoso, ser uma visão sociológica do mundo jurídico e da vida do direito, de suas formas e conteúdos. Se a visão sociológica deve referir-se a condições sociais, considerei como tais todas as circunstânciasque afetam os sistemas e também as que afetam as pessoas que vivem. São circunstâncias culturais, econômicas, históricas, políticas: a todas levei em conta – procurando inclusive evitar os unilateralismo e aquele "preconceito verticalista" que representa os elementos da vida social como uma hierarquia vertical de fatores. O mundo social não se reduz a gráficos e pede interpretação compreensiva.Entendido que a sociologia do Direito é uma das sociologias especiais, passaremos a expor a sua trajetória formativa, através da evolução dos estudos sociais, e dos jurídicos também.

2 - SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIAS
2.1 - A CATA DO CONCEITO
Na intuição histórico-doutrinária de Comte que traçou a sua lei dos três estados. A lei atribuía as fases teológica, metafísica e científica constituía umindemonstrável exagero ou uma deformação imperdoável, era correto e até decisivo compreender que era de predomínio do pensar puramente metafísico cederia vez a tempo em que as exigências empiristas ia proporcionar o advento de um saber cada vez mais voltado para o social e ao mesmo tempo cada vez mais atado às concretezas e às positividades.
O fato é que o pensamento moderno se tornou cada vez maisvinculado aos problemas da ciência sistemática da sociedade, fosse qual fosse a formulação, fosse qual fosse o embasamento que se desse a esta, por filiação meteodológica.
Mesmo quando a pretensão absorvente da sociologia comtiana, que queria ser abrangentemente a suma dos conhecimentos referentes ao ser social, foi atenuada, dando lugar ao crescimento específico das outras ciências sociais menosgerais do que ela, como a política, a economia etc., mesmo assim o "modo" sociológico de ver as coisas seguiu assente e atuante, influindo de certa forma em quantos tratassem de assuntos ligados ao ente humano.
Com o florescimento das ciências culturais, ciências que desde a fase romântica ampliavam-se e desdobravam-se, a Sociologia ficou vista como um saber social básico e indispensável, mas cujaconvivência acadêmica com as disciplinas do humano pedia uma definição de limites. Os leigos de todos os lados usavam o nome da sociologia e lançavam mão de sua linguagem; os especialistas cuidavam de valorizar seu terreno procurando delimitá-lo.
2.2 ADVENTO DA SOCIOLOGIA
Entende-se como algo ocorrido dentro do crescimento da cultura ocidental. Ou seja, como um episódio decisivo, através doqual as elites intelectuais do Ocidente se deram conta do mundo social em que pisavam.
É claro que houve consciência social e especulação sobre coisas sociais desde a antigüidade, mas a estruturação da sociedade pós-feudal e a complexificação de seus elementos, ou da relação entre ela e a vida intelectual que condicionava, é que ensejou problemas novos, ligados à nova mutabilidade de padrões e aonovo tipo de insatisfação intelectual perguntona e racionalista.
Comte fez um amplo repasse histórico conivente com uma combinação de dados sistemáticos, tendendo a um conservadorismo rigoroso mas também a uma reestruturação total.
Depois de Comte, a maturação: Durkhein com a depuração metodológogica, Spencer – aliás contemporâneo de Comte, mas sobrevivente – com o organicismo e o evolucionismo.Evolucionismo que seria a idéia de tanta influência nas gerações seguintes. E com a maturação, a consolidação: a escola sociológica francesa, a convivência com os historiadores e os antropólogos, sempre fecunda, e com os filósofos políticos alemães, com os economistas e com os juristas.
2.3 SEUS CARACTERES "COMO CIÊNCIA"
O que sempre quer saber é o tipo de ciência ela é, mas muitos vão longe,...
tracking img