Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Joaquim Nabuco
Escola Técnica – Campus Recife
Curso Técnico em Administração

Faculdade Joaquim Nabuco
Escola Técnica – Campus Recife
Curso Técnico em Administração

Comportamento das Organizações:
Cultura Organizacional

Recife
2012

Adriana Maria
Débora Borges
Edilene Virgínio
Elivete Clair
Elizangela Pereira
Josaine Maciel
Luana dos Santos
Michelle FonsecaNatali Vanessa
Shirleide Gomes
Soniele Barbosa
Comportamento das Organizações:
Cultura Organizacional

Trabalho de Avaliação de curso para obtenção da segunda nota da Disciplina Comportamento das Organizações, no Curso Técnico em Administração apresentado à Escola Técnica Joaquim Nabuco.

Orientadora: Prof.ª Kátia

Recife
2012
Sumário
1 Introdução 4
2 Cultura Organizacional 5
2.1Conceito 5
2.2 Características 6
2.3 Importância 7
3 Componentes da Cultura Organizacional 8
3.1 Normas 8
3.2 Valores 9
3.3 Recompensa 9
3.4 Poder 9
4 Elementos da Cultura Organizacional 9
4.1 Caráter 9
4.2 Tecnologia 10
4.3 Preceitos 10
5 Formas de aprendizagem da Cultura Organizacional 10
6 Tipos de Cultura Organizacional 13
6.1 Culturas adaptativas 13
6.2Culturas conservadoras 14
6.3 Culturas fortes 14
6.4 Culturas fracas 14
7 O poder da Cultura Organizacional 14
8 Cultura Organizacional ruim 15
9 Clima Organizacional 15
10 Níveis da Cultura Organizacional 16
10.1 Artefatos 16
10.2 Valores compartilhados: 16
10.3 Pressuposições básicas 16
11 Conclusão 17
12 Referências Bibliográficas 18


Introdução
A maioria das pessoas quetrabalham em uma empresa provavelmente não saberá definir qual a cultura da organização na qual trabalha. Porém, a definição é dada a partir das escolhas de onde se vai trabalhar, ou seja, as pessoas se interessam por empresas com características que tenham mais haver com suas personalidades, interesses e objetivos. A partir daí definimos cultura organizacional, como um conjunto de valores epressupostos básicos, desenvolvidos coletivamente, que orientam o comportamento do grupo dentro da organização, podendo ser compreendido através da analise de três níveis: artefatos visíveis, valores pessoais, e pressupostos básicos, que serão estudados no decorrer desta pesquisa, como também outros tópicos com o principal objetivo de analisar a cultura organizacional como um todo dentro das empresas.Este trabalho tem por objetivo informar aos demais, o que é Cultura Organizacional, suas características, importância, como age em uma organização, enfim... A partir de pesquisas obtidas pela equipe, estudos em sala de aula, adotando livros, internet, e artigos acadêmicos como referência.

Cultura Organizacional
Em crescimento, a preocupação com ser humano inserido nas organizações, surge ànecessidade de estudos, investigações e análises a existência de fatores não econômicos que incentivam e motivam os trabalhadores. Ao final da década de 70 e ao longo de toda década de 80 desenvolveu-se um interesse notório pelo estudo da cultura organizacional. Teóricos e práticos conscientizam-se da importância de fatores culturais nas práticas das gestões e percebem a diferença entre asorganizações bem sucedidas e as menos sucedidas, sendo a cultura organizacional um fator explicativo para este sucesso econômico.
Conceito
A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São "regras" que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seutrabalho. Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é...
tracking img