Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE UNI ANHANGUERA UNIDERP


CURSO:
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TUTOR PRESENCIAL:
Paulo de Sá Filho
AUTORES:
Danielle Ferreira Alves RA: 352886;
Maria Vanda Vieira Santiago RA: 368244;
Rhosimary Ferreira de Souza RA: 368245;
Renato Machado Freire RA: 352806;
Tatiane Maria Porto Novais RA:356537 .






ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
“CONCEITOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL(CO)”








1ª edição








Goiania-GO


27/04/2012












INTRODUÇÃO




O desenvolvimento de um sistema de gestão organizacional, voltado para o alto desempenho, requer a identificação e a análise detodos os seus processos. A gestão por processos possibilita à organização atuar com eficiência nos recursos e com eficácia nos resultados, uma vez que busca atender a seus clientes finais mediante a adição de valor nas atividades desenvolvidas. Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a companhia. Poroutro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações. A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros; por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado. Em um mundo globalizado, torna-se mais inserido e preparado dentro domercado, o funcionário que consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabem aproveitá-las e ou utilizá-las quando convier.
É também fundamental para o processo de gestão, entendermos o comportamento humano; as organizações do século XXI não precisam de detectores e nem mesmo causadores de problemas, precisam de solucionadores de problemas. Sabe-se que todos nós possuímos umamaneira diferente de ver o mundo, por esse motivo temos que entender e estudar vários tipos de personalidades, e para conviver com essa realidade contamos com auxilio de técnicas que serão apresentadas nessa ATPS. Descreveremos por que o estudo de comportamento organizacional é tão importante para o crescimento e produtividade de uma empresa.
















CAPÍTULO 1CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


É uma área de estudo dentro de administração de empresas, que atualmente tem-se focado muito, pois, é crucial a existência de um entendimento de como detectar e tratar determinados problemas. Com o estudo de comportamento organizacional, podemos antecipar reações de diversas pessoas com as mais variadas personalidades; essa área possui conhecimentode múltiplas disciplinas, entre elas, antropologia, psicologia, filosofia, sociologia, psicologia social e ciência política. O clima organizacional é normalmente decorrente e está diretamente ligado à cultura da empresa. O ambiente de trabalho pode ser agradável e ameno, onde as pessoas tem condições e espaço para participar e manifestar opiniões, ou o contrario, ser um ambiente pesado,difícil e carregado, onde todos tem medo até de dar um bom dia ao chefe.As habilidades técnicas são essenciais, mais insuficiência para o sucesso das atividades de gestão. Hoje um ambiente de trabalho tem a necessidade de ter-se um ar de paz, tranqüilidade, isso só é possível quando todos os envolvidos estão caminhando em uma mesma direção.
Para Stephen Robbins, comportamento Organizacional éum campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho...
tracking img