Projeto literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O tema pelo qual proponho desenvolver em minha pesquisa é “A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento”, faz parte tanto do debate científico como do debate cotidiano.
A pedagogia, empenhada em solucionar os problemas de aprendizagem juntamente com a instituição escolar, vem buscando criar formas de administrar a relação professor/aluno/aprendizado,através de métodos adotados pela pedagogia. Entre esses métodos, encontram-se as atividades voltadas para a literatura infantil, que consistem em analisar a criança através de suas fantasias, uma vez que, através das mesmas a criança desloca para o exterior seus medos e ansiedades.
Participar desse mundo maravilhoso que é a contação de história, a criança mostra suas preocupações e expressao modo como percebe as relações entre as pessoas. Definem papéis, estilos e experimenta as formas de interação. Retoma ações, imita e refaz percursos próprios ou de outros.
Observando esse contexto, percebe-se que o ato de ler para as crianças é um assunto que tem conquistado espaço, principalmente na educação, por ser a leitura um instrumento indispensável para a aprendizagem, seu usopermitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
A utilização da contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem desperta nas crianças o gosto pela leitura e as levam a enfrentarem os desafios que lhes surgirem.
Portanto, pretende-se com esta pesquisa observar o quanto a literatura infantil pode contribuir e setornar um instrumento importante na atuação do pedagogo na instituição visando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança que apresenta dificuldades de aprendizagem..













1 JUSTIFICATIVA

Dada a importância da aprendizagem na educação brasileira é de grande importância uma pesquisa que possibilite a oportunidade de reflexão, sobre a atuação do pedagogo e os métodosutilizados na sua prática.
Percebe-se que algumas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem, mas nem sempre o educador sabe como lidar com o problema, encontra-se sem ação e reação. Daí a importância da atuação e intervenção do pedagogo.
Acredito que propiciar o contato com os pressupostos teóricos que apoiam e dão consistência a prática pedagógica pode contribuir muito noâmbito científico.
Partindo do pressuposto que a pedagogia nasceu da preocupação com a educação e para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem, é que me interessei em desenvolver esta pesquisa.
Inicialmente, a escolha pelo tema deu-se pelo interesse de apresentar instrumentos deatuação e prática que pudessem ajudar as crianças no seu desenvolvimento cognitivo e socioafetivo. Pensei que utilizar a literatura infantil como prática visando a aprendizagem da criança, fosse interessante. No entanto, o trabalho com a leitura é bem amplo e a sua utilização pode variar diante dos problemas que as crianças podem apresentam.
Vivemos em uma sociedade de mudanças aceleradas, somoslevados a adquirir novas competência, pois o indivíduo é a unidade básica de mudança. A utilização da contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem desperta nas crianças o gosto pela leitura e as levam a enfrentarem os desafios que lhes surgirem.
Diante disso, vejo que este instrumento, a literatura infantil, utilizada na prática do profissional, seja o educador ou pedagogo,pode resolver muitos dos problemas na vida do indivíduo, não só quando criança, mas também na fase adulta.



2 PROBLEMATIZAÇÃO


Qual é o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e socioafetivo, com crianças em processo de alfabetização e letramento? Porque, além de alfabetizada a criança precisa ser letrada? Qual a ligação entre alfabetização e letramento?...
tracking img