Empreendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDIMENTO
Restaurante em um formato que atenda diferentes segmentos

LOCALIZAÇÃO
Av. Luis Carlos Berrini, esquina com Rua Padre Antonio José dos Santos, em São Paulo

DESCRIÇÃO BÁSICA DO NEGÓCIO
O que se pretende é a viabilização de um empreendimento que, otimizando o uso de uma mesma infra-estrutura(*) inerente ao negócio, atraia e mantenha públicos com diferentes níveis deexpectativa no atendimento de uma necessidade básica e, por que não dizer, social.
A ideia consiste na construção de dois ambientes distintos, com nomes fantasias diferentes e que, preliminarmente, chamaremos de “Classic” e “Para Todos”, lembrando que ambos terão entradas independentes e não se comunicarão internamente.
“Classic”
- Terá um ambiente finamente decorado, porém com sofisticação moderada- O espaço atenderá, diariamente, para almoço e jantar, aceitando reservas
- Serviço “a La Carte”, com uma variada carta de vinhos
- Serviço de Valet ,com seguro
“Para Todos”
- Terá um ambiente com decoração de bom gosto, porém informal
- O espaço atenderá, somente em dias úteis, para almoço e happy hour
- Serviço “Self-Service”, com variedade básica para diferentes hábitosalimentares
- Serviço de Valet , com seguro
Por se tratar de uma atividade com forte concorrência, diferenciais como atendimento, quali-dade e preço terão especial atenção.

(*) ponto comercial, área construída, mão-de-obra, cozinha, câmaras frigoríficas, estoques de alimentos e bebidas, serviço de Valet, etc...

VIABILIDADE MERCADOLÓGICA
Pesquisas e estudos elaborados demonstram,claramente, que cabe na região um empreendi-mento com as características pretendidas, desde que gerenciado com espírito competitivo, como forma de conquistar e manter frequentadores suficientes para suportarem o negócio em condição financeiramente atraente.

Consumidores em potencial
O levantamento foi elaborado em um raio de 1.000 metros em torno do ponto onde será instalado o empreendimento e osresultados foram:

POPULAÇÃO Homens Mulheres Total
- Moradores (1.000) 160 120 280
-Trabalhadores (1.000) 370 260630
=Total 530 380 910

Note-se que existe uma população trabalhadora de 630.000 pessoas que, distante de seus lares, buscam alternativas no entorno de seus respectivos pontos de trabalho para se alimentarem.

Sendo estenão o único mas o principal público alvo, cabe aqui uma extratificação por faixa etária, a saber:
<20 anos 20 a 35 36 a 50 >50 anos Total
-Trabalhadores (1.000) 110 290 190 40 630
Renda e benefíciosoferecidos pelas empresas também foram considerados na análise.

Cabe também destacar a existência de 04 hotéis de luxo e 06 flats que, juntos, disponibilizam 10.000 leitos, destinados ao turismo de negócios. Os respectivos hospedes estão incluídos na População Flutuante que, no raio analisado, contabiliza 100.000 pessoas/dia útil.

Concorrência
No mesmo raio de 1.000 metros, foramidentificados:
- 42 restaurantes de pequeno e médio portes , com os quais o “Para Todos” disputará o mercado , todos com pelo menos 01 falha no tripé de atendimento, qualidade e preço.
Neste segmento, o gasto médio per capta identificado foi de R$ 20,00.
- 03 restaurantes com os quais o “Classic” disputará , sendo que 02 deles com pelo menos 01 falha no já mencionado tripé.
Já nos restaurantes de...
tracking img