Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional



SOROCABA
2011

INTRODUÇÃO
1 - Conceito de Comportamento Organizacional
2 - Definição de Comportamento Organizacional
3 - Quadro Comparativo Sistemas Abertos e Fechados de CO
4 – Sobre a entrevista com MárioPersona
5 - Visão Sistêmica
6 - Mudança
7 - Inovação
8 – Indivíduo
9 - Motivação nas Organizações
10 - Definição de Grupos
11 - Definição de Equipes
12 - Trabalho em equipe: Uma vantagem Competitiva
13 - Liderança no Ambiente de trabalho
14 - Auto-análiseda Equipe
15 - Conceito de Administração
16 - Importância da Comunicação na Organização
17 - Relação entre Eficiência e Eficácia
18 – Considerações Finais
19 – Biografia

PRIMEIRO DESAFIO

1 - CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional tem a maior referência o ser humano, pois, em sua área de trabalho busca incansavelmente, através de fontes deconhecimentos, estudos técnicos e outros meios necessários, para a concretização de um projeto estabelecido através de normas existentes.
O comportamento organizacional está sempre sendo medido através das exigências, as quais um grupo de indivíduos dentro de uma organização é obrigado utilizar ações internas, como pensar e decidir a forma de realizar, em conjunto, determinado procedimento, quer em faseinicial ou final.

Na visão de Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. ”Ainda segundo o autor, por ser um campo de estudos, torna–se importante analisar trêsdeterminantes: indivíduos, grupos e estrutura e aplicando-se os resultados desse estudo nas organizações, para que elas tenham resultados positivos e pessoas mais eficazes, ou seja, “o comportamento organizacional se preocupa com o estudo que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas”.

2 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OComportamento refere-se aos atos e atitudes das pessoas na organização.
Neste Século XXI serão grandes os desafios em que as emoções estarão à frente de muitas decisões para as flexibilidades nas condutas no processo da globalização.
Em relação à mudança de comportamento condutor, analisamos a dicotomia de atuação do homem de empresa no dilema da racionalidade versus emotividade, situações queparecem opostas, mas que, como procuramos mostrar, são complementares e necessárias perante a tomada da decisão.
Fonte: Eduardo Soto: Livro O Impacto das Emoções
Segundo a escritora Stephen, no passado os executivos sabiam da importância das habilidades interpessoais, mas somente a partir da década de 90, é que começaram a incluir nas grades de estudos escolares, juntamente com as matérias deeconomia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos, temas como comportamento e habilidades interpessoais, isto em razão da percepção de muitas empresas de grandes portes que, após várias pesquisas, perceberam que funcionários bem treinados e competitivos não só permaneciam na empresa em razão dos altos salários e sim a qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho. Isto faz comque ter executivos com habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável.
Fonte: Stephen P. Robbins

Então fica claro que não adiante ser um profissional somente com habilidades técnicas, que é muito importante, mas é preciso habilidade interpessoal, a fim de que possa ter um desenvolvimento mais competitivo.

3 - QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS...
tracking img