Filosofia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS
Campus 2
Curso de Direito

Élter Naves

FILOSOFIA DO DIREITO
A RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA VOLTADA PARA FORMAÇÃO DO ADVOGADO COMO PROFISSIONAL DA LEI

Caldas Novas/GO
2010

Élter Naves

FILOSOFIA DO DIREITO
A RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA VOLTADA PARA FORMAÇÃO DO ADVOGADO COMO PROFISSIONAL DA LEI

Pré-projeto apresentado ao cursode Direito da Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS, como requisito inicial para a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: Prof. MS. Cintia Beatriz Moreira

Caldas Novas/GO
2010

SUMÁRIO

1. OBJETIVOS 4

2.1 GERAL 4

2.2 ESPECÍFICOS 4

3. JUSTIFICATIVA 5

4. REVISÃO DE LITERATURA 7

5. METODOLOGIA 8

6. CRONOGRAMA 9

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................10

Tema: FILOSOFIA DO DIREITO

Delimitação: A RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA VOLTADA PARA FORMAÇÃO DO ADVOGADO COMO PROFISSIONAL DA LEI.

1. Objetivos

2.1. Geral

Analisar a importância da utilização da Retória e Argumentação Jurídica na âmbito
da advocacia, pelo profissional da lei.2.2. Específicos

Fornecer conhecimentos técnicos e assegurar expressão oral e escrita correta.
Indicar argumentos concebidos para obter adesão intelectual para o orador, do ouvinte ou leitor.
Cuidar dos mecanismos para atingir a excitação e os sentimentos dos interlocutores.
Especificar os recursos da linguagem convencional, seus usos e técnicas.

2. Justificativa

Nocurrículo atual do bacharel em Direito tem pouco treinamento em sala de oratória e retórica para futuros profissionais da lei.
Por esta razão, o título Retórica e Argumentação Jurídica, em colaboração dos advogados, pretende preencher esse vazio, dada a própria utilidade dessa formação em qualquer profissão relacionada com a prática da lei, especialmente no campo da advocacia, para a importânciacrescente da oralidade em muitas de suas performances.
A justificativa para este título de retórica e argumento jurídico procede do reconhecimento da heterogeneidade dos fenômenos que confluem no "falar bem e de forma convincente", e propõe os seguintes objetivos:
Fornecer conhecimentos técnicos e assegurar expressão oral e escrita correta. Formação de argumento concebido para obter adesãointelectual para o orador, do ouvinte ou leitor. Cuidar dos mecanismos para atingir a excitação e os sentimentos dos interlocutores. Especificar os recursos da linguagem convencional, seus usos e técnicas.
Falar bem e de forma convincente não é mais um resultado espontâneo, mas o resultado da aprendizagem que tem a ver com conhecimento dos mecanismos mentais e psicológicos, próprios e de terceiros, com aaquisição de conhecimentos e domínio das técnicas.
Heterogeneidade, questões que a retórica da forma e da sua prática, que têm sua origem na área de lingüística filológica, lógica e psicológica, bem como estritamente justificativa legal para a colaboração de profissionais dessas três áreas.

3. Revisão de Literatura

Para essa revisão de literatura adotou-se, como critério de inclusão,textos que versavam sobre a temática retórica e argumentação na perspectiva jurídica e legal. Para a busca bibliográfica elegeram-se os seguintes descritores: influência da no mundo jurídico; técnicas de persuasão; argumentação jurídica; e o uso da linguagem na formação do acadêmico.
Foram selecionados vários textos dentre os quais: artigos, livros, teses e dissertações divulgadas entre 1999 a 2010,nas bases de dados e banco de teses do Brasil.
A partir da análise, foi construída a temática: A RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA VOLTADA PARA FORMAÇÃO DO ADVOGADO COMO PROFISSIONAL DA LEI, a partir da qual apresentamos a síntese dos textos analisados.

4. Metodologia

O estudo foi essencialmente baseado na revisão documental existente sobre a retórica, linguagem e argumentação jurídica....
tracking img