Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Disciplina: Comportamento Organizacional
Tecnologia em Gestão Comercial
Profa. Ma. Cristiane Vinholi de Brito





Fernanda Batista de Oliveira – RA 4351867245
Nilceneia Flavia de Resende – RA 4370863629
Roseane Francoli – RA 4536730523São Paulo -SP

2012

RESUMO



Nesse trabalho abordamos temas sobre o Comportamento Organizacional e suas diretrizes e todas as suas ramificações para que uma organização possa ter modificações internas com os seus colaboradores a fim de se obter um resultado final satisfatório para todos membros que estão envolvidos.INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional é uma disciplina para o estudo de indivíduos como um todo, dentro das organizações com o objetivo de melhorar a comunicação entre todos, o trabalho em equipe, as lideranças que serão exercidas em cima dos colaboradores a fim de conseguir um objetivo final satisfatório.

Dentro do Comportamento Organizacional temos muitos ítens a seremestudados e entre eles está eficiência versus eficácia. Onde eficiência consiste em fazer certo as coisas e eficácia em fazer as coisas certas.

A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado. Em um mundo globalizado,tornou-se mais inserido no mercado o funcionário que consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabe aproveitá-las e/ou utilizá-las quando convier.

O objetivo deste trabalho é focar e trazer à tona aspectos relacionados a esses parâmetros com o objetivo de conseguir que uma organização tenha um melhor fluxo de comunicação interna e externa para que todas as suas ações estejamdentro do que o mundo moderno exige hoje, tanto com o tratamento com os colaboradores e público alvo.





















1

1 . CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é a compreensão do comportamento individual e de grupos em situações de trabalho, que de modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder,estruturas, e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitudes, processos de mudanças e conflitos e outros temas que afetem indivíduos e/ou as equipes nas organizações.

Comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender o comportamento nas organizações.

Hoje este campo evoluiu de uma orientação com ênfase nos processos de pequenos grupos dentro dasorganizações para uma perspectiva de grandes sistemas, organizações e seus ambientes, contribuindo para a compreensão e solução de problemas de trabalho por meio de diferentes possibilidades de intervenção, constituindo um recurso eficaz que assegura uma grande vantagem competitiva.



L. Smircich, define comportamento organizacional como a representação do sistema de comportamentos, normas evalores sociais (padrões ou referências que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos), aceites e partilhados por todos os membros da organização. Diz ser um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras. Corresponde ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização secomportam de acordo com o sistema de valores vigente.

Stephen P. Robbins, define comportamento organizacional como um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.







2

1.1 SISTEMA FECHADO versus SISTEMA...
tracking img