Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância













Desafio de Aprendizagem
Comportamento Organizacional


















VALPARAÍSO DE GOIÁS / GO
2012







INTRODUÇÃO

O conteúdo abordado sera explicada de forma clara e objetiva. Ele trara explicações e definições que nos ajudam a compreender melhor o comportamentoorganizacional. Assim teremos diversas definições de comportamento organizacional, conceito de inovação, liderança, informar como se é feito um trabalho em equipe, citando distintas definições de eficiência e eficácia, percepção e comuicação, ética e competitividade e ainda falaremos sobre gestão e liderança. Acompanhemos.


























CAPÍTULO 1

O conceitode Comportamento Organizacional

É o estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos individuos nos grupos dos ambientes das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o obsenteísmo ea rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Existe alguma característica sobre o tal comportamento, gira em torno da explicação; refere-se ha identificar ascausas ou razões impulsionaram determinados fatos, previsão; está relacionado á eventos futuros, através de uma ação específica e o controle; apresenta-se como um objetivo controversor, pois há em si uma dificuldade em monitorar o C.O.


Autor Sistema fechado
Sistema aberto

José AlexandreFernandes locci
‘São sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente.
Não recebem enem influenciam o meio ambiente.
Comportamento é determinístico e programado’.
‘São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas.
Este sistema troca matéria e energia com o meio ambiente’.

Idalberto Chiavenato ‘Sistema fechado se caracteriza pelo fato de visualizar somente aquilo que acontece dentro de uma organização, sem levar emconta o meio ambiente em que ela está situada. Outra característica da abordagem de sistema fechado é a maneira de ver tudo o que acontece dentro de uma organização sob o ponto de vista de algumas variáveis mais importantes apenas, omitindo-se outras cuja influência não seja bem conhecida no conjunto’. ‘O sistema aberto pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação einterdependência, constituindo um todo sinérgico, orientado para determinados propósitos e em permanente relação de interdenpência com ambiente (entendido como dupla capacidade de influenciar o meio externo e ser por ele influenciado’).


CAPÍTULO 2
Conceito de inovação
A inovação pode significar novidade ou renovação. Se refere a uma idéia , método ou objetivo que é criado e que pouco seassemelha com padrões , anteriores. Atualmente a palavra inovação refere-se mais há contexto de idéias e invenções , podemos usar como exemploa exploração economica relacionada , sendo que inovação é invenção que chega do mercado.
Podemos dizer também que inovação é o processo que inclui as atividades técnicas,concepção,desenvolvimento,gestão, cujo resultam na comercialização de novos produtos,ouu na utilização de novos processos. A inovação ela pode ser feita de uma maneira excessiva e com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos, quer adiministrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação pode ser um fator fundamental no crescimento economico de uma sociedade, quando cria aumentos decompetitividade.
A inovação ela tem suas classificações e essas classificações são de conceitos que são de extrema importância, para que haja um entendimento sobre estes podemos citar como tipos de inovações; Inovação do produto: introdução no mercado de novos ou significativamente melhorada, produtos ou serviços. Incluem alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes,...
tracking img