Um discurso sobre as ciencias-resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS.



SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7ª Ed. São Paulo: Cortez. 2010.
Este livro resenhado é uma versão ampliadada Oração de Sapiência proferida na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra, no ano letivo de 1985/86.
O autor é doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale,professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidadede Warwick. È também director dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de abril, e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa – todos da Universidade deCoimbra.
Santos, nesta obra apresenta a crise do tempo científico. Fala da racionalidade científica herdada a partir do século XVI. Aplicada às ciências naturais, onde seus critérios,regras e metodologias apontavam para um único meio de se atingir o conhecimento verdadeiro. Utilizado também nas ciências sociais, este modelo hegemônico entra em crise devido a diversas condiçõesteóricas.
O autor sugeri um novo modelo, o paradigma emergente, este aberto a novos conhecimentos, inclusive o empírico. A linguagem do senso comum é vista como essencial à divulgação dosconhecimentos conquistados. Enfatiza também o valor do homem como objeto de análise, respeitando a sua subjetividade, o seu tempo e a sua parceria.
Concluindo este resumo. Santos fala de umatransição da ciência moderna para a ciência pós moderna. Esta abraçando um conhecimento pautado na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade, envolvendo diversas possibilidades de condições inseridas em umestudo.
O assunto é relatado em três capítulos, sendo que o capítulo três é dividido em quatro tópicos.
O primeiro capítulo que tem como título O paradigma dominante....
tracking img