Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional é um campo que estuda o comportamento de grupos e individuos dentro de uma organização que tem como finalidade melhorarar o desenvolvimento organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações:individuos,grupos,estrutura e visão sitêmica que tem com objtivo de que as organizaçõestrabalhem com mais eficácia.Em outras palavras, o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de que como o comportamento delas afeta o desempenho dessas organizações.
Como de forma geral estas questões envolvem a relação de trabalho, os estudos têm focado os comportamentos relativos as funções de trabalho,produtividade,rotatividade,desemprenho humano,administração e cidadania organizacional,embora haja alguns desafios sobre a importancia relativa de cada uma delas , o comportamento organizacional inclui topicos como motivação,comportamento e poder de liderança, comunicação intepessoal,estrutura e processos de grupos,aprendizado,desenvolvimento de atitudes e percepção, precessos de mudanças,adiministração e conflitos,planejamento detrabalho e estresse no trabalho.
Nesse estudo também tem como objetivo aprender a responder a globalização aprendendo a trabalhar e se adaptar com pessoas de organizações bem sucedida tem que se encorajar arte de mudança e inovação ou estarão fadadas ao declínio total dessa organização.Os grupos e indivíduos dessa organizações podem estar dispostos a aceitar essas mudanças e inovações ou podem seruma barreira enorme contra elas, por isso muitos executivos implantam o C.O em suas organizações.
O estudo e aprofundamento do comportamento organizacional é bem importante porque tem muitas idéias e técnicas para ajudar no objetivos de mudança.Porem os executivos e até mesmo seus funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a Flexibilidade e espontaniedade do comportamentoorganizacional, porque ele pode ate fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional melhor, mas se não houver a aceitação de inovação não adianta absolutamente nada.
Considerando essa informações todas organizações e Gestões de RH deve estar atento na melhoria do seu local e trabalho sabendo lidar com os indivíduos e grupos,podendo assim melhorar toda a estrutura dessas empresasmelhorando assim a motivação de seus funcionários, a ética profissional e sempre manter a competitividade das organizações.
O que é Pensamento sistêmico?

O pensamento "sistêmico" é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento "reducionista-mecanicista" herdado dos filósofos da Revolução Científica do século XVII, como Descartes, Bacon e Newton.
Opensamento sistêmico não nega a racionalidade científica, mas acredita que ela não oferece parâmetros suficientes para o desenvolvimento humano, e por isso deve ser desenvolvida conjuntamente com a subjetividade das artes e das diversas tradições espirituais.
É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de várioscampos. Por definição, aliás, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade.

Pensamento Sistêmico
Vivemos em meio as descobertas, onde a sociedade ocidental vem nos dizer que vivemos em sistemas, o que são grupos coordenados que buscam o mesmo objetivo. Sendo assim afirmam que até nos, seres humanos somos um sistema feito por um conjunto de orgão de faz nosso organismo funcionar.
Temos umequilíbrio do nosso corpo, mente e meio- ambiente, que ao funcionar nos proporciona bem estar e saúde, caso não estejam em equilíbrio podem nos trazer doenças como um sinal de alerta. Precisamos então manter o equilíbrio destes elementos para estar saudáveis , pois somos seres biopsicossocial , nossa constituição depende de aspectos biológicos( físico), Psicológico (mental) e a relação com o...
tracking img