Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Material produzido pela licencianda da UFRJ: Simone Santiago
Nome: _________________________________________________________________


Estudo Dirigido


Que fatores geram adiferença de voltagem (o potencial de repouso) entre os dois lados da membrana?

Por que a bainha de mielina aumenta a velocidade de condução do potencial de ação? Por que opotencial de ação nos axônios mielinizados é chamado de “saltatório”?

O tecido nervoso é formado por dois tipos celulares diferentes, os neurônios e as células da glia (ou neuroglia).Os neurônios são células excitáveis que possuem características particulares como a irritabilidade e a condutibilidade, as quais permitem que todas as informações sejamtransmitidas por todo o corpo. A irritabilidade corresponde à capacidade de a célula responder a estímulos, tanto internos quanto externos, ela não é a resposta, mas sim a propriedade quedeixa a célula apta a responder. Estas respostas produzidas pelos neurônios assemelham-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor. Uma vez excitados pelosestímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação por toda a sua extensão. Esse fenômeno só ocorre devido a sua condutibilidade.

Uma pessoa que apresenta problemas nos aspectosenvolvidos com a irritabilidade de suas células neuronais, irá apresentar que tipo de problemas ao longo de sua vida?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E se o problema envolver o mecanismo de condutibilidade dos neurônios?...
tracking img