Estampie medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estampie
Dentre as diversas formas de música profana existentes, a que mais se destaca é a estampie, uma dança medieval, popular, provavelmente sapateada doséculo XIII e XIV.
Pode-se dizer que é uma música construída por partes, seccional, sendo que cada parte era repetida pelo menos uma vez. A parte antes de fazera repetição era chamada de ouvert que significa aberta, e já na segunda vez em que é feita a execução é chamada de clos, fechada. A estampie podia ser tocadapor um instrumento apenas ou por um grupo de instrumentos, onde geralmente um solista executava as partes iniciais para depois se juntar ao restante dosinstrumentistas. A maioria das danças são monofônicas, isto é, apenas uma linha melódica. É constituída por quatro a sete secções, chamados pontos lacrimais, cada umdos quais é repetido, sob a forma de AA, BB, CC, etc. Different endings (ouvert (open) and clos (closed)) are provided for the first and second statement of eachpunctum, so that the structure can be a+x, a+y; b+w, b+z; etc..
O primeiro exemplo, o mais conhecido relatado desta forma musical é a canção "Kalenda Maya",escrita pelo trovador Raimbaut de Vaqueiras (1180-1207) para a melodia de um estampie interpretado por jograis franceses. All other known examples are purelyinstrumental pieces. Todos os outros exemplos conhecidos são peças puramente instrumentais. xemplos do século XIV incluem estampies denominadas Lamento di Tristano,Manfredina La, Isabella, Ter Fontane.Outros exemplos do século XIV incluem estampies denominadas Lamento di Tristano, Manfredina La, Isabella e Ter Fontane.
tracking img