Case gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Daniel – Estratégias para vencer a concorrência
A estratégia adotada pela Gol Linhas Aéreas para entrar no mercado, foi a de atender um publico quenão era alvo de nenhuma outra companhia do setor, o de menor renda. Consciente da falta de capital e da dificuldade que seria para disputar espaço comgigantes do setor, a GOL resolveu diferenciar-se, apostando em passagens com preços reduzidos (até 60% menores do que concorrentes), mas com viagens queofereciam uma qualidade inferior a outras empresas.
Tal estratégia mostrava-se muito arriscada, levando em conta que era uma empresa nova no setor eque havia adotado uma postura inovadora. Porém, tais medidas foram tão bem aceitas pelo mercado que levaram a empresa que havia menos de 5% departicipação, a ter 37% do mercado em menos de 6 anos de vida, levando a empresa a ter um crescimento de 17 vezes no faturamento.
O sucesso desse modelo de gestão,atraiu outras empresas interessadas em apostar na mesma estratégia, como foi o caso da Companhia Aérea BRA e AZUL. Ambas entraram no mercado adotando asmesmas medidas, oferecendo preços ainda mais baixos, o que levava a GOL a procurar outros meios de diferenciação. A primeira medida foi a de investir nacompra de novas aeronaves, aumentando o nível de pontualidade. Posteriormente, a empresa realizou outros investimentos que elevaram a qualidade doserviço prestado. A dificuldade da empresa no momento está sendo manter esse índice de qualidade, mas sem fazer grandes alterações no preço do serviço.
tracking img