Colesterol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O colesterol é um tipo de gordura (Lipídio) encontrado naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitaminas D e ácidosbiliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta. A maior parte do colesterol é produzido no fígado a partir de gorduras saturadas. Entre os alimentos naturalmente ricos em colesterol encontram-se a gema do ovo, os miúdos e os frutos do mar. Contudo, as principais fontes de colesterol sãoalimentos ricos em gordura saturada, como o creme de leite, gorduras, queijos amarelos, carnes gordurosas, toucinho e bacon. Esses alimentos são transformados em colesterol no fígado. O colesterol é um esteróide lipídico encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. O colesterol ajuda na fabricação da bílis, que é armazenada na vesícula biliar e ajuda adigerir gorduras, e é também importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), ele é o principal precursor para síntese de hormônios esteróides como: o cortisol e a aldosterona nas glândulas supra-renais, e os hormônios sexuais progesterona, os diversos estrógenos, testosterona e derivados.
O colesterol tem solubilidade muito baixa em água; a 25ºC, o limite de solubilidade éaproximadamente 0,2 mg dL, ou 4,7 mM. A concentração real de colesterol no plasma de uma pessoa sadia é geralmente 150 a 200mg dL. Este valor é quase duas vezes a concentração normal de glicose no sangue. Esta alta concentração de colesterol no sangue é possível graças às lipoproteínas plasmáticas (principalmente LDL e VLDL), que contêm grandes quantidades de colesterol. Apenas cerca de 30% do totalde colesterol no plasma está livre (não-estratificado); o restante é colesterol ésteres, nos quais um ácido graxo de cadeia longa, geralmente ácido linoléico, é esterificado ao C3 do anel A. Este resíduo de ácido graxo aumenta a hidrofobicidade do colesterol.
Lipoproteínas são partículas esféricas que têm uma superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis. Auxiliar notransporte do colesterol, através da corrente sanguínea. Existem vários tipos de lipoproteínas, e são classificadas de acordo com sua densidade: as duas principais utilizadas para diagnósticos dos níveis de colesterol são o LDL e HDL.
Lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar ocolesterol do fígado até as células de vários outros tecidos. Nos últimos anos, o termo (de certa forma impreciso) "colesterol ruim" ou "colesterol mau" tem sido usado para referir ao LDL que, de acordo com a hipótese de Rudolf Virchow, acredita-se ter ações danosas (formação de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos).
Lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL):acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas.
hipercolesterolemia refere-se a níveis aumentados de colesterol na corrente sanguínea. Condições com elevadas concentrações de partículasLDL oxidadas, especialmente partículas LDL pequenas, estão associadas com a formação de ateromas nas paredes das artérias, uma condição conhecida como aterosclerose, que é a principal causa de doença coronariana cardíaca e outras formas de doença cardíaca. Em contraste, as partículas de HDL (especialmente HDL grandes) têm sido identificadas como um mecanismo pelo qual o colesterol e mediadores...
tracking img