Mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Horkheimer Max, Teoria Tradicional e Teoria Crítica.


No que se concerne à teoria, envolve sempre as hipóteses levantadas, sendo esta a possibilidade sempre de sofrer transformações ao longo dasanálises. É exatamente diante desta observação que o sujeito de gabinete procura elaborar suas proposições, se infiltram no mundo externo com a finalidade de conhecer a sociedade como um todo.
Ateoria tradicional procura montar esquemas explicativos e a partir das leis de ação e reação, e tendo que enquadrar suas teorias nos métodos. E o que seria essa teoria explicativa? Seria o ato deabranger um maior número de elementos. (obs.: não se atentar apenas as situações explicitas, mas também as implícitas, pois também são importantes).
O pensamento do sujeito de gabinete para se transformarem uma teoria tradicional teve ser testado em um modelo de objeto, de modo que a comprovação empiricamente feita resulta-se para uma explicação teórica. É importante ressaltar que a teoria tradicionalde Horkheimer não enfatiza o metafísico como resposta para a conjectura, já que essa “ideologia transcendental” é apenas um momento de erudição, e que não se pode mover o mundo, é algo simplessomente.
Para a teoria tradicional atingir suas metas, o sujeito analisado deve ser enquadrado em uma determinada lógica para definir claramente quais são seus anseios, utopias e receios, proporcionandoum trabalho teórico relacionado com o processo de vida na sociedade. O autoconhecimento e a busca pelo conhecimento dentro do cabinete, é uma interpretação variável, e ao mesmo tempo uma combinaçãosuperada na concepção do homem.
A crítica que sobre cai em cima da linha marxista é evidente, observar apenas a classe dominante em um conjunto de sociedade altera-se em rótulos, e não no entendimentoda visualização das ações sociais de modo coletivo. De forma sucinta o marxismo para Horkheimer “embestou” a classe operária, o próprio pensamento desta massa popular eram válidos, o proletariado...
tracking img