Ao mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao mestre
Merval Pereira
Artigo publicado no O Globo dia 27/06/2010 e reproduzido no site http://www.carloscastellobranco.com.br/
No dia 25, o jornalista Carlos Castello Branco, uma espécie depatrono dos colunistas políticos brasileiros, o maior entre nós todos, teria feito 90 anos. Reproduzo aqui trechos do prefácio que escrevi para a reedição de seu livro clássico “Os militares no poder”,da Editora Record. E adianto que brevemente estarei lançando um livro, pela mesma editora, com o título de “O lulismo no poder”, uma homenagem ao mestre. Quem quiser saber mais sobre o Castelinho, comoera conhecido, pode ir ao endereço www.carloscastellobranco.com.br.

(...) A “Coluna do Castello", publicada diariamente no ”Jornal do Brasil“ por 31 anos até sua morte, em 1993, teve provavelmenteo mais influente papel que o jornalismo pode exercer na política brasileira, e não apenas metaforicamente. No período mais negro da ditadura militar, “o Congresso só existiu na minha coluna", disseele, certa vez. Sua importância era tamanha que tendo Carlos Lacerda interesse em que o ”Jornal do Brasil“ defendesse certa posição, foi-lhe sugerido que procurasse o presidente do jornal, ManuelFrancisco Nascimento Brito, genro da condessa Pereira Carneiro. Ao que Lacerda retrucou: “Eu vou é falar com o Castelinho, que é quem manda”.

Já durante o período de distensão, angustiado com anecessidade de continuar o processo de abertura política “lenta, gradual e segura”, o presidente Ernesto Geisel não sabia como convencer a opinião pública de que continuava com a intenção inalterada, mesmodepois de ter fechado o Congresso e ter baixado o “Pacote de abril”. O ministro da Justiça, Petrônio Portela, interessado em dar prosseguimento ao processo de abertura política, aconselhou-o: “Só há umhomem no Brasil que fará com que se acredite que o senhor quer mesmo fazer a abertura política. Este homem é o jornalista Carlos Castello Branco”.
Anterior à era da multimídia no jornalismo, Carlos...
tracking img