Aborto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Abortamento Infectado
QUADRO CLÍNICO
O abortamento infectado sucede,quase sempre,á interrupção,provocada em más condições técnicas,mas não é seu apanágio.Espontâneo ou intencionado,há sempre antecedentes que a anamnese esclarece:ameaça de abortamento seguida de expulsão do ovo,pelo geral,incompleta;introdução de sondas,hastes de laminaria,soluções diversas ou manipulação instrumentalintracavitária.
Os germes causadores são os existentes na flora normal do sistema genital e dos intestinos:cocos anaeróbios(peptococos,peptoestreptococos),E.coli,bacteróides,clostridium perfringens(ou welchii).
Difundida,a classificação clínica é feita em três formas:
I.É o tipo que mais se vê.A infecção limitada ao conteúdo da cavidade uterina,á decídua e,provavelmente,ao miométrio.A sintomatologiasemelha a dor do abortamento completo ou incompleto.É pequena a elevação a elevação térmica(pouco acima de 38°C) e bom o estado geral;as dores são discretas,continuas,superpondo-se-lhes,intermitentemente,algumas cólicas.Não há sinais de irritação peritoneal e a palpação do abdome,como o toque vaginal,são tolerados.Hemorragia escassa é a regra.
II.Em função da virulência do germe e,sobretudo,doterreno,progride a infecção,agora localizada em todo o miométrio,paramétrios,anexos e comprometendo o peritônio pélvico.
A hemorragia não é sinal relevante,todavia,o sangue escorre mesclado a líquido sanioso,cujo odor é fecalóide,presentes os anaeróbios.Sucedendo a infecção a abortamento incompleto,como é norma,eliminam-se,ocasionalmente,fragmentos do ovo.A temperatura está em torno de 39°C e o estadogeral onerado com taquicardia,desidratação,paresia intestinal,anemia.As dores,constantes e espontâneas.As contraturas dos músculos abdominais dificultam a palpação do hipogástrio;limitada a peritonite,a defesa não se estende ao andar superior do ventre.
O exame pélvico é praticamente impossível,tal a dor de despertada.Feito muito delicadamente,nota-se o útero amolecido,mobilidadereduzida,empastados os paramétrios.O colo,habitualmente,entreaberto.
III.Forma extremamente grave;é a infecção generalizada.As condições da genitália repetem as da forma anterior.A peritonite,a septicemia e o choque séptico,decorrentes,pelo geral,do acometimento por Gram-negativos(E.coli) e,menos comumente,por Clostridium perfrigens e bacteróides.A infecção por Clostridium ensombrece o prognóstico.
Temperaturaelevada,mas,nem sempre,pulso rápido,fliforme,hipotensão arterial,abdome distendido,vômitos,desidratação acentuada(mucosas secas,olhos encovados,oliguria),anemia e icterícia(hepatocelular ou hemolítica)são sintomas gerais.
Em outras pacientes há endocardite,miocardite e subseqüente falência do órgão.Tromboflebite e embolia pulmonar podem ser encontradas.As condições hemodinâmicas e infecciosasconduzem á insuficiência renal aguda.São comuns abcessos no fundo-de-saco de Douglas,entre alças e o epiplo,retroperitoneais,subhepaticos e subdiafragmaticos.
Em certos casos,nos quais foi o abortamento provocado por substancias injetadas no útero,desenha-se o quadro do infarto uteroanexial.São os órgãos genitais sede de lesões necróticas,hemorrágicas,semelhantes ás da apoplexia útero-placentária,e,como nessa entidade,comuns os distúrbios da hemocoagulação.
TRATAMENTO
Precedem o esvaziamento uterino que será postergado por cerca de 12 horas:
1.A terapêutica antiinfecciosa de largo espectro será feita associando um anaerobicida(clindamicina,800-900 mg IV de 8/8 horas,IV) a um aminoglicosídio(gentamicina,1,5 mg/kg.peso,IV,cada 8 horas).
Se não houver resposta ao esquema anterior por48-72 horas acrescentar a ampicilina(2g,IV,cada 4-6 horas).
2.Ocitócitos:ocitocina,derivados ergóticos.
3.Sangue,solutos glicosados,salinos isotônicos,Ringer-lactato,em função da anemia,da desidratação,das condições circulatórias,da depleção de eletrólitos.
4.Na infecção por Clostridium,é necessário apressar o esvaziamento do útero,estando indicada,por vezes,a histerectomia total com anexectomia...
tracking img