Trabalho processo de usinagem aplainamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
ENGENHARIA MECÂNICA












TRABALHO PROCESSO DE USINAGEM
Aplainamento







Aluno: Bruno César


APLAINAMENTO
No ano de 1825, Joseph Whitworth teve a sorte de trabalhar com engenheiros famosos. Ao regressar à sua cidade natal de Manchester, com o objetivo de abrir o seu próprio negócio, começou a produzir tornos, plainas, afiadoras deferramentas e brocas. A precisão no padrão de máquinas e ferramentas e o cuidado com o design o tornaram conhecido. Foi por isso mesmo um dos primeiros empresários de seu tempo a se importar, verdadeiramente, com o design dos produtos que ele costumava dizer, que existiam dois elementos fundamentais na construção de máquinas: uma plaina eficiente e o poder da medição.

Figura 1 – Joseph WhitworthFonte: A história das máquinas abimaq 70 anos

Daí iniciou se o processo de aplainamento que é nada mais do que um processo de usinagem destinado à obtenção de superfícies regradas, isto é, processo de retirada de material de toda a extensão da peça. Esta operação, só há retirada de material em um único sentido. A volta da ferramenta não retira material algum da peça (recuo da ferramenta, sendochamado também de curso em vazio). Devido a esse fato, pode-se perceber que esse processo é mais lento.
Porém, utiliza-se a plaina para esse tipo de operação por ela ser mais barata, devido ao fato de se usar ferramentas de corte com uma só aresta cortante, que são ferramentas mais baratas, mais rápidas para afiar e de fácil montagem.
A operação de aplainamento necessita o uso de máquinas, quepodem ser de dois tipos:
• Plaina Limadora (Horizontal ou Vertical);
• Plaina de Mesa.
A plaina limadora é uma das máquinas cujo principal movimento é retilíneo alternativo (vai e vem), sendo empregada para obtenção de superfícies planas, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros, etc.

Figura 2 - Peças Aplainadas
Fonte: http://images.google.com.br

Este tipo de movimento move a ferramentasobre uma superfície plana da peça retirando o material. Isso significa que o ciclo completo divide-se em duas partes:
1ª) avanço da ferramenta em que realiza se o corte;
2ª) recuo da ferramenta, não há trabalho, é um tempo perdido.




Figura 3 - Plaina Limadora Horizontal

Fonte: http://images.google.com.br


A plaina vertical é um pouco diferente das demais, fato que inclusive gerasua denominação que é a posição vertical do torpedo e a direção do movimento alternativo de vai e vem do carro porta-ferramentas.

Figura 3 - Plaina Limadora vertical

Fonte: http://images.google.com.br
Este tipo de plaina é geralmente é empregada na usinagem de superfícies interiores e na confecção de rasgos, chavetas e cubos. Abaixo uma figura demonstrando seções realizáveis um uma plainavertical.

Figura 4 - Secções realizáveis em uma plaina vertical

Fonte: ROSSI, 1981

As plainas limadoras são constituídas das seguintes partes, como é ilustrado na figura abaixo:

Figura 5 - Partes da Plaina Horizontal

Fonte: http://images.google.com.br
(1) Corpo, onde estão todos os componentes da plaina, como ferramenta, cabeçotes, etc.;
(2) Base;
(3) Cabeçote móvel ouTorpedo, que faz o movimento de vaivém da plaina;
(4) Cabeçote de espera, onde está fixado o porta ferramentas. Pode ter mecanismo de ajuste de altura;
(5) Porta-ferramentas;
(6) Mesa, que possui o movimento de avanço e é onde a peça a ser usinada é fixada.

Figura 6 - Exemplo de mecanismo de fixação para peças

Fonte: http://images.google.com.br

A plaina de mesa é uma das maiores máquinasoperatrizes. Realiza os mesmos trabalhos da plaina limadora e ainda pode ser adaptada para realizar a operação de fresagem e, muitas vezes, retificação. Esta máquina pode fazer cortes muito mais pesados, coisas que alguns equipamentos não aguentariam.
A única (e maior) diferença entre a plaina de mesa e a limadora é que na plaina de mesa é a peça (no caso a mesa) que realiza o movimento de vai e...
tracking img