Espionagem na guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPIONAGEM NA GUERRA FRIA

Os grupos de espionagem (CIA e KGB) foram criados na necessidade de se estar sempre um passo a frente de seu inimigo na Guerra Fria (entre EUA E URSS).
Para sempresaber o que estava acontecendo no país um do outro e de seus aliados, além de trabalharem com espionagem, os soldados altamente treinados eram enviados para outros tipos de missões. Um exemplo disso é quea CIA também foi incumbida de implantar a ditadura em vários países na América do Sul. Por sua vez, a KGB tinha o dever de manter unida toda a URSS (já que ela era uma união de países). Se ocorressealguma revolta ou tentativa de separação, a KGB ia lá e acabava com o problema.

No bloco capitalista destacou-se a CIA-Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência) dos EstadosUnidos. "Inteligência" tem a ver com "informação", que é a coisa mais valiosa para um espião. Os agentes da CIA respondem diretamente ao presidente dos Estados Unidos.Além de espionar seus adversários aURSS, os agentes da CIA também participam na organização de golpes de Estado que instalaram ditaduras militares em vários países da América Latina, como, por exemplo, na Guatemala, com o objetivo deter mais paises capitalistas.


O QUE ERA KGB E CIA

O KGB era a principal agência secreta de informações e segurança da antiga União Soviética. Este desempenhava as funções de polícia secreta dogoverno soviético, entre 13 de março de 1954 á 6 de novembro de 1991. KGB eram as iniciais, em russo, do Comitê de Segurança do Estado, a antiga agência de espionagem da União Soviética. Além dosserviços de espionagem, a KGB também fazia o papel de polícia política, ou seja, reprimia qualquer tentativa de oposição ao governo soviético (o mesmo papel que a Gestapo, a polícia política de Hitler faziana Alemanha nazista), e impedia a saída de informações secretas do país ou interceptar missões e agentes não autorizados no território nacional. Durante a Guerra Fria desenhou o importante papel...
tracking img