Artigo de megaeventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As modificações dos Megaeventos no Rio de Janeiro¹


Luiza Soares / Raquel Durst
Clarissa Duarte


Resumo: O presente trabalho tem como foco principal analisar as modificações e os impactos dos Megaeventos para o Rio de Janeiro. Assim, o artigo parte da caracterização dos megaeventos, identifica as modificações, planejamento e aponta criticamente o que já é real e o que seria idealpara a construção dos equipamentos esportivos e toda infraestrutura necessária para realização dos eventos.
Palavras-Chave: Megaeventos/ Investimentos / Legados / Planejamento
1. Os Megaeventos
Para Da Costa; Miragaya (2008, p. 36) um megaevento pode ser definido pelo número de participantes ou pelo 'processo', o que para eles significa: "curta duração, porém de preparação longa e porvezes intermitente, sempre operando em escala de milhões de participantes". Já segundo Roche (apud HORNE; MANZENREITER, 2006, p. 2) "megaeventos são melhor compreendidos como eventos culturais (inclusive comerciais e esportivos) de larga escala, os quais têm um caráter dramático, apelo popular de massa e significado internacional". Ambos os autores conseguem retratar de forma clara e objetiva adefinição de Megaeventos, levando em consideração que este possui curta duração para execução e longo tempo de planejamento e organização.
2. A cidade do Rio de Janeiro:
O Rio de Janeiro será palco de diversos eventos esportivos até 2016, e desta forma, muito se têm dito sobre o legado que estes deixarão à população após seu término. Para se pensar em legado, deve ser levada em consideração aimportância de tais obras que estão sendo feitas para a sociedade, se estas terão ou não durabilidade após os eventos e o que os moradores poderão usufruir.
3. As modificações na cidade do Rio de Janeiro


Em função dos megaeventos que a cidade do Rio de Janeiro receberá nos próximos anos, várias intervenções na infraestrutura urbana serão necessárias para o enquadramento da cidade comoapta a recepção de eventos. Essas mudanças vêm alterando a vida de muitos moradores da cidade, devido a diversos fatores, como:

• Obras no que tange a mobilidade urbana;
• Remoções de famílias de algumas áreas onde serão construídos empreendimentos;
• Políticas de habitação que visam retirar moradores que vivem na zona sul e centro da cidade;
• Aumento da especulaçãoimobiliária e custo de vida na cidade;
• Investimento em áreas isoladas da cidade;
• Priorização de investimentos em equipamentos esportivos;
• Gasto exorbitante com equipamentos já construídos;

1. - Obras no que tange a mobilidade urbana


A cidade do Rio vem passando por diversas modificações estruturais, uma delas está ligada diretamente à parte de Transportes.Até agora, já foram gasto milhões na construção de novas linhas do metro, sistema de transporte BRT e bloqueio de ruas e acessos em localidades próximas à construção dessas obras.
2. - Remoções de famílias de algumas áreas onde serão construídos empreendimentos


Em relação às desapropriações de áreas onde serão construídos empreendimentos ou simplesmente por questões estéticas, tem estadosempre em questão quando se trata dos aspectos negativos que os megaeventos trarão para a cidade e principalmente para seus moradores.





3. - Políticas de habitação que visam retirar moradores que vivem na zona sul e centro da cidade
A zona sul e o centro da cidade são dois bairros que mais tem sofrido com as desapropriações de moradores. Isso é decorrente de fatores como:habitações irregulares, construção de passarelas ou apêndices de equipamentos esportivos nessas localidades.
A solução apresentada pelo Governo é a remoção dessas pessoas para conjuntos habitacionais fora da área central da cidade. Com isso, as pessoas são obrigadas a perder mais tempo e gastar mais dinheiro no descolamento entre a casa e o trabalho, além de perderem parte da sua identidade...
tracking img