Historia da musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Música Medieval --- até 1450
Música Renascentista --- 1450 – 1600
Música Barroca --- 1600 – 1750
Música Clássica --- 1750 – 1810
Romantismo séc. XIX --- 1810 – 1910

Cap. 1 – Que é estilo em música?

Melodia: sequência de notas, de diferentes sons, organizadas numa dada forma de modo a fazer sentido musical para quem escuta.

Harmonia: ocorre quando duas oumais notas de diferentes sons são ouvidas ao mesmo tempo, produzindo um acorde (consonante ou dissonante). Também indica o desenrolar ou progressão dos acordes.

Ritmo: descreve os diferentes modos pelos quais os sons musicais são agrupados.

Timbre: é a “cor” do som que cada instrumento possui.

Forma: projeto ou configuração básica usada no desenvolvimento de uma obra musical.

Textura:organização dos sons em uma composição musical. 3 tipos:
- monofônica: úma única linha melódica sem harmonia.
- polifônica: duas ou mais linhas melódicas entretecidas ao mesmo tempo (também chamada de contrapontistíca).
- homofônica: uma única melodia com o acompanhamento de acordes (um mesmo ritmo em todas as vozes).

Cap. 2 – Música Medieval (até 1450)

Cantochão: música religiosa semacompanhamento (uma única melodia com uma textura do tipo monofônica). Alguns cantos eram antifônicos (os coros cantavam alternadamente) e outros eram cantados no estilo responsório (as vozes do coro respondendo a um ou mais solistas).

Modos: sistema especial de escalas utilizado na música antiga. Um determinado modo possui uma sequência única de tons e semitons, é identificado pela sua final,isto é, pela nota em que começa e termina. Exemplos: dório, frígio, lídio, mixolídio, eólio e jônico.
Cada modo medieval apresentava duas formas: uma “autêntica” e outra “plagal” (começa uma quarta abaixo e tem o prefixo “hipo” acrescentado, exemplo: hipodório).

Neumas: sinais gráficos desenhados sobre as palavras indicando sem muita precisão o contorno melódico. As mais antigas notações decantochão encontram-se em neumas.

Benedicamus Domino
http://www.youtube.com/watch?v=nXux4rP7zuQ

Organum: primeiras músicas polifônicas, datam do século IX. Consiste na introdução de uma ou mais linhas de vozes com o propósito de acrescentar maior beleza e refinamento à música. Voz organal vem de voz organalis, a que foi adicionada.
- Organum paralelo: a voz organal duplica a voz principal numintervalo inferior, de quarta ou quinta.
- Organum livre: além do movimento paralelo, por volta do século XI, a voz organal passou a usar o movimento contrário (elevando-se quando a voz principal baixava e vice-versa), o movimento oblíquo (conservando-se fixa enquanto a voz principal se movia) e o movimento direto (seguindo a mesma direção da voz principal , mas separada desta não exatamentepelos mesmo intervalos). Aqui, a voz organal já pode aparecer acima da voz principal.
- Organum melismático: dá-se a um melodioso grupo de notas cantado numa única sílaba o nome de melisma. No início do século XII a voz principal se estica pelas notas do canto com longos valores, passando a se chamar tenor (do latim tenere, isto é manter). Acima das notas do tenor, longamente sustentadas, uma vozmais alta se movia livremente.

Organum em Notre-Dame: Paris tornou-se um importantíssimo centro musical, desde que, em 1163, teve início a construção da catedral de Notre-Dame. Léonin foi o primeiro mestre de coro de catedral e Pérotin foi o seu sucessor.

Leonin: organum duplum (organum a duas vozes)
http://www.youtube.com/watch?v=Gq5B3M4jRtQ

Pérotin: Organum 4 Vocumhttp://www.youtube.com/watch?v=O2TDS255jSE&feature=related

Motetos: tipo de música popular do séc XIII onde as vozes mais altas passaram a receber palavras independentes do texto (do francês mots, que significa palavras). Sobre uma cláusula, talvez tirada de um organum a duas vozes, acrescentava-se uma terceira voz (triplum), escrita com notas mais rápidas.

Conductus: cântico de procissão usado para acompanhar...
tracking img