Treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 94 (23453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Motivações Humanas
A motivação humana é um tema que polariza as atenções de cientistas e estudiosos, sendo que estaremos a seguir comentando algumas delas:
- Segundo Maslow, a motivação dos indivíduos, objetiva satisfazer certas necessidades e para melhor ilustrar Maslow formulou sua teoria com base no conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano:[pic]

Teoria X e Y de McGregor

Posteriormente à idéia da existência de necessidades humanas lançadas por Maslow, Douglas McGregor, complementa tais afirmações dizendo que essas necessidades encontram satisfação no próprio trabalho.
A obra maior de McGregor - O lado humano da empresa - é o registro da denominada Teoria X e Y. Essa teoria, extremamente interessante, mostra duasformas distintas de “ser”' do trabalhador ou duas formas distintas de “ver” o trabalhador.
Um trabalhador X, ou um trabalhador, visto por um gerente de visão X, não gosta de trabalhar e o faz somente quando é compelido. Não gosta de assumir responsabilidade, é pouco ou nada ambicioso e busca acima de tudo segurança.
Um trabalhador Y, ou um trabalhador, visto por um gerente de visão Y, éalguém que, pelo contrário, sente-se bem no trabalho e busca atingir os objetivos que lhe são colocados; é alguém criativo e com potencialidades que podem e devem ser exploradas.
Assim, a questão de ser X ou Y tanto pode se referir ao “'ser” do próprio indivíduo como ao “ser” do gerente que o observa e avalia. Em outras palavras, o trabalhador pode não ser X, mas pode ser visto como tal pelogerente ou vice-versa.
Esse ângulo de análise do indivíduo no trabalho causa um impacto profundo nos resultados organizacionais, dada à importância que o “ser” ou o “ver” têm nos relacionamentos intra e inter empresariais.
A teoria de McGregor, entre outros esclarecimentos, veio reforçar e instrumentalizar ainda mais a maneira de ver as pessoas na sociedade industrial: não somente comomembros de grupos, mas, principalmente, como indivíduos.

Recursos Humanos:
A disciplina Recursos Humanos tem como objetivo a formação de profissionais capazes de assumir, com êxito, o papel de assessoria aos administradores das organizações, na função de gerir pessoas, dentro da perspectiva de resultados que contribuam para o sucesso do negócio empresarial e para a realização pessoal eprofissional dos funcionários.
Considerando a interdisciplinaridade da grade curricular do curso em que está inserida, os assuntos tratados neste módulo permitirão ao aluno uma visão ampla, abordando cenários, tendências, dimensão humana das organizações, a função do profissional de Recursos Humanos e os subsistemas que compõem a Gestão de Pessoas, com suas principais ferramentas.
Estemódulo da disciplina aborda, principalmente, uma questão central do contexto de Recursos Humanos: a contextualização da área como função estratégica dentro do ambiente das organizações, os cenários atuais e as tendências para o futuro, trazendo os desafios que se vislumbram para os profissionais da área.

Fundamentos de políticas de RH:
Em função da racionalidade organizacional, dafilosofia e cultura organizacional surgem as políticas. Políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos. Constituem uma orientação administrativa para impedir que as pessoas desempenhem funções indesejáveis ou ponha em risco o sucesso de suas funções especificas, Assim, políticas são guias para a ação. Servem para proverrespostas às questões ou aos problemas que podem ocorrer com certa freqüência, evitando que os subordinados procurem desnecessariamente seus supervisores para esclarecimentos ou soluções de cada caso.
As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo...
tracking img