Treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO





CONCEITO DE TREINAMENTO





A conceituação de treinamento apresenta significados diferentes. Antigamente, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados.

Mais recentemente, passou-se a ampliar o conceito, considerando otreinamento um meio para alavancar o desempenho no cargo. Quase sempre treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.

Modernamente treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim decontribuir melhor para os objetivos organizacionais, e cada vez mais valiosas.

Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.


DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO






“Processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais.

Otreinamento está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo.

Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem-sucedidos.


DIFERENÇA ENTRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO



Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Embora os seus méritos sejam similares para afetar a aprendizagem,a sua perspectiva no tempo é diferente.

• O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo.


• O desenvolvimento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serãorequeridas.



Ambos, treinamento e desenvolvimento (T&D), constituem processos de aprendizagem.

Aprendizagem significa uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas.

Através do treinamento — e do desenvolvimento — a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentosdiferentes e desenvolver conceitos abstratos.

Quase sempre as organizações estão utilizando vários tipos de mudanças de comportamento ao mesmo tempo em seus programas de treinamento. Boa parte dos programas de treinamento procura mudar as atitudes reativas e conservadoras das pessoas para atitudes pró-ativas e inovadoras, de modo a melhorar seu espírito de equipe e sua criatividade.

Além detransmitir informações, desenvolver habilidades, atitudes e conceitos, o treinamento pode se basear em um prévio mapeamento das competências essenciais necessárias para o sucesso da organização, onde chamamos de treinamento por competências.



PRINCIPAIS OBJETIVOS DO TREINAMENTO





1. Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo;




2.Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada;



3. Mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar a motivação e tornar mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência.



4. Buscar transmitirinformações relevantes sobre a organização (seu ambiente interno e externo), missão, visão, políticas, regulamentos e clientes.



5. Desenvolver as capacidades profissionais dos participante para que possam contribuir mais eficazmente para os negócios da empresa; Melhorar e desenvolver novas habilidades para execução das tarefas, principalmente de olhos nos avanços que a tecnologia oferece....
tracking img