Taise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“ENGENHO HUMANO”

A folha da empresa, com salários, encargos, benefícios contratuais e programas de capacitação, treinamento e reciclagem de pessoal – essa folha não deve ser tratada como coluna da despesa. Ela deve ser contabilizada na carteira de investimentos, com retorno garantido. Sim, investimento na valorização permanente daquele que, na Nova Economia, passa a ser considerado, semretórica de banquete, o principal ativo da empresa.
Principal Ativo? Há espaço para uma discussão adicional: o principal ativo é o pessoal ou é o cliente? Michel Porter descarta a dúvida: não há como agregar valor da empresa para o cliente(nem agregar valor do cliente para a empresa) sem o engajamento e a participação do pessoal.
É certo que, na velha economia, paradigma ainda dos anos 80, o capitalnão se ruborizava em proclamar em relatórios solenes, a seguinte escala de preferência: (1) os acionistas; (2)os fornecedores; (3) os distribuidores; (4)os trabalhadores; (5) os consumidores.
Nesta aurora do século XXI, não mais se questiona o inverso, precisamente da ordem: (1)os consumidores; (2)os trabalhadores; (3)os distribuidores; (4) os fornecedores; (5) os acionistas.
Em primeiro lugaros consumidores ou os trabalhadores? Bem, há quem diga que o poder do mercado se desloca, ruidosamente, de quem produz e vende para quem compra e consome...
Eis que a empresa de consultoria Arthur Andersen apura e depura metodologia exclusiva (Human Capital Appraisal) para afastar nosso vacilo: em primeiro lugar, os trabalhadores. Ou melhor: o engenho humano, traduzido por capital humano – este,sob nova ótica da velha Teoria do Valor.
Nova ótica? Sim a da identificação e classificação dos ativos intangíveis da empresa. Para tanto, a Artur Andersen serviu-se do universo de 10 mil empresas americanas com ações em bolsa, aplicando sobre elas mais de 450 variáveis. Todas com uma série histórica superior a 20 anos.
Descoberta supimpa: de 1978 a 1998, os ativos físicos declinaram de 95% para28% do valor de mercado das empresas estudadas. Os ativos intangíveis, na mesma medida, saltaram de 5% para 82%. São eles: pessoal, clientela, fornecedores, logística, marca, fluxo de caixa descontado, transparência contábil, responsabilidade social e modelo de organização.
Intangível? - O funcionário em carne e osso é um ativo intangível? O engenho humano o é. O estudo da Arthur Andersen faz ogrifo: “O Capital Humano não é um recurso perecível para ser consumido ou depreciado na engrenagem do negócio, tal como um equipamento, um computador ou um componente”.
Valoração – o Capital Humano (sempre com maiúsculas) é um ativo precioso a ser desenvolvido pelo seu valor intrínseco. Valor que se manifesta pelo tripé talento/esforço/caráter. Esse valor, a exemplo do capital físico, pode seraumentado ou depreciado. No caso, pela empresa ou pelo próprio profissional.
Gangorra – A valorização do Capital Humano ocorre quando a empresa promove habilidades e competências e desenvolve talentos e sinergias – com participação nos resultados. A depreciação desse mesmo ativo surge nas empresas acomodadas em mercados protegidos, com pessoal desmotivado. Agarrado ao emprego e não ao trabalho”.Extraído de BETING, Joelmir. Engenho Humano. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 fev.2001. B-2

“UMA NECESSIDADE DE MUDAR O PAPEL DE RECURSOS HUMANOS”

Na organização atual, as funções estreitamente definidas devem ceder lugar a uma série contínua de processos que aborde como as pessoas ingressam na organização, como evoluem dentro dela, como seu desempenho pode ser maximizado e por fim,como deixam a organização. Sob esse novo paradigma a ação de RH deve ser vista não da perspectiva do profissional dessa área, mas das perspectivas dos empregados e dos clientes: do que os empregados necessitam para ajuda-los a se tornar ativos organizacionais mais produtivos e valiosos? Do que os clientes- frequentemente gerentes de linha- necessitam para ajuda-los a liderar e utilizar esses...
tracking img