Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL










SÃO CAETANO DO SUL / SP

2012














SUMÁRIO


Introdução 3


1. Comportamento Organizacional 4


2. Inovação e as Organizações 5


3. Trabalho em Equipe/Liderança 8


4. Percepção e Comunicação 10


Considerações Finais 14


Referências 15
























INTRODUÇÃOEste trabalho apresenta as principais definições e comentários á respeito da Disciplina de Comportamento Organizacional, trazendo uma visão das organizações.
Antes de explanar sobre o tema comportamento organizacional é imprescindível conceituar o termo organização. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde,devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria.

Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo.

Assim, pode-se compreender porque a definição etimológica do termo é organom =órgão.

Ao ingressar em um sistema organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo geral, satisfazer tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se auto-realizar. No entanto, sabe-se que estes objetivos nem sempre são alcançados, visto que existem inúmeros fatores que permeiam as relações de trabalho e influenciam na satisfação dessas necessidades. Pode-se dizer,ainda, que um dos fatores mais complexos e potentes nesse sentido é própria subjetividade humana, ou seja, as motivações, interesses, valores, história de vida, modo de relacionar-se, enfim a singularidade de cada sujeito que influencia o grupo como um todo.

Neste sentido é que o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças é que dão forma ao modo especial e único decomo as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e conseqüentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.













1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


Conceito de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional, analisa o comportamento do indivíduo, colocando em evidência suas ações e atitudes.
O intuito docomportamento organizacional é trazer à organização, produtividade e reduzir a rotatividade, promovendo cidadania.
A finalidade do comportamento organizacional é explicar o controle do comportamento humano. A explicação disso se refere às causas ou ás razões que impulsionam determinados fatos e acontecimentos.
A Revolução Urbana, O Desenvolvimento intelectual do homem e a RevoluçãoTecnológica levaram a uma interação na sociedade e entre as organizações, surge portanto a necessidade de planejar, organizar, dirigir e controlar, surge o processo administrativo. A Teoria Geral da Administração faz o estudo desta em geral, os seus princípios e a sua atualidade. O estudo se dá em dois âmbitos, o do Sistema Fechado e o do Sistema Aberto.

SISTEMAS ABERTOS: Os sistemasabertos envolvem a idéia que determinados inputs são traduzidos no sistema e, processados, geram certos outputs. Com efeito, a empresa vale-se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resulta bens ou serviços a serem fornecidos ao mercado.

SISTEMA FECHADO: O sistema fechado independe do meio externo para o desenvolvimento das suas funções.


QuadroComparativo: Sistema Aberto e Fechado de Comportamento Organizacional

BIO X PADOVEZE

|BIO (1985, p.19), propõe que “... os sistemas abertos envolvem a idéia|PADOVEZE (1997, p.36), afirma que “... os sistemas fechados não |
|que determinados inputs são traduzidos no sistema e, processados, |interagem com |
|geram certos outputs. Com...
tracking img