Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo critico de filosofia: O problema da filosofia do direito ou de dizer a verdade do direito: um mergulho em questões recorrentes?

O problema da filosofia do direito ou de dizer a verdade dodireito: um mergulho em questões recorrentes?
O texto estudado vai trazer um questionamento muito pertinente dentro do ramo do direito, o que é direito e como ele se enquadra dento da sociedade? Taispontos serão abordados de forma impar e devem-se levantar alguns posicionamentos relevantes.
O começo do texto faz uma abordagem sobre o pensamento de Ludwig Wittgenstein, o qual faz um estudo sobrea linguagem e as palavras como forma de interpretação em nossas vidas, ou seja, assim como a pergunta o que é direito, o filosofo coloca que as palavras podem ter também vários significados.
O mesmopensador coloca a dificuldade de encontrar uma resposta para o tema, trás um apanhado histórico onde demonstra que no passado o tema era já discutido e até os dias atuais não há um consenso formado.O que se entende no decorrer do texto é que a filosofia jurídica tenta de ser a sabedoria do direito, tentando decifrar os enigmas que tal disciplina coloca para a sociedade.
Diante de tantasperguntas observa-se muitas diversidades fazendo-se necessário uma reflexão sobre os temas, tal reflexão é a busca de um desenvolvimento sobre o pensamento jurídico, desta forma tal forma de conhecimento éinfinito como o próprio texto aborda, pois sempre haverá a necessidade de questionar a reflexão posta.
A busca pela resposta o que é direito, deve ser vista em alguns ângulos, o primeiro que é citadono texto é a forma como o Estado faz valer o seu poder, é um conjunto de regras que vai ter um sentido em uma determinada sociedade, ou seja, é a vontade expressa do Estado que se faz dentro de umprocesso legalista.
Contudo em uma segunda analise entende o autor que o direito, não pode ser um fenômeno estável, deve-se moldar a necessidade de quem o utiliza sendo de certa forma empírico com...
tracking img