Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE – UNI-RN
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 3º PERIODO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ROSEMBERG GALVÃO DE MELO

RESUMO

Examinaremos três fundamentos do comportamento individual – caracteristica biográficas, habilidades e aprendizagem. As caracteristicas biográficas são as primeiras formas dos administradores analisarem características pessoais relevantestais como: idade, sexo e estado civil. São objetivas e facilmente obtidas nos registros pessoais dos funcionários. As habilidades influência diretamente o nivel de desempenho e de satisfação do funcionário. Habilidade é a capacidade de um indivíduo para desempenhar as diversas tarefas de uma função. Pode ser dividido em dois conjuntos: Habilidade intelectual que é aquela necessária para odesempenho de atividades mentais e, Habilidade física que é aquela necessária para a realização de tarefas que exigem resistência, destreza manual, força nas pernas ou talentos semelhantes. Veremos também sobre aprendizagem que é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre como resultado de uma experiência.

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL

O comportamentoorganizacional se inicia com as características biográficas que são as primeiras formas dos administradores analisarem características pessoais relevantes do individuo. Para tanto, utiliza-se a psicologia como disciplina que possibilita a compreesão dos fundamentos do comportamento individual. Essas caracteristicas podem ser encontadas como fonte de informação em fichas pessoais dos funcionários de umaempresa, por exemplo; analisando principais fundamentos como, idade, sexo, estabilidade no emprego pode ser ou não pontos negativos para estabilidade dentro de uma empresa.
Segundo ROBBINS (2007), “A relação entre a idade e o desempenho do funcionário será provavelmente, um aspecto de crescente importância na proxima decada.”. Ele diz isso porque justamente há uma crença que o desempenho profissionaldo funcionário diminui com o passar do tempo, ou seja, com o aumento de idade. Mesmo isto sendo considerado mito ou não as pessoas acreditam. Outro razão seria que a força do trabalho está envelhecendo. E a terceira é uma lesgislação recente nos Estados Unidos, que torna ilegal a aposentadoria compulsória.
De fato os empregadores percebem uma serie de qualidades positivas em trabalhadores maisvelhos como: experiência, bom senso, forte sentido de ética e o compromisso com a qualidade, porém não é só isso que o mercado exgem, apesar de serem fotores primordiais, o mercado ainda exige muito mais, como os mais velhos são considerados pouco flexiveis e avessos a novas tecnologias isto pode ser um fato negativo para esses funcionários, pois estamos em uma epoca em que as organizações buscamprofissionais que sejam adaptáveis e adaptaveis a novas mudanças, nisso partes negativas como essas associadas à idade impedem a contratação de empregadores mais velhos e aumenta a chance de que ele não permaneça na empresa durante a demissão de pessoal.
Em relação ao sexo, é dificil admitir de que existam diferenças entre homens e mulheres nos seus desempenhos no trabalho. As pesquisas têmmostrado que diferenças não existem de fato. Mas a possível exceção está no quesito absenteísmo, de forma geral, o papel de mãe, ou seja, quando esse empregado tem filhos na pré-escola, é sua preferência por horários de trabalho. Isso se torna um fator negativo no que se diz no desempenho profissional da empresa, pois mulheres submetidas a este caso têm faltado mais ao trabalho do que os homens. Tendoassim empresas empregando mulheres que sejam solteiras, sendo isso um ponto desfavoravel para o mercado de trabalho em relação ao sexo, apesar de que não existam estudos suficientes para tirarmos conclusões sobre o efeito do estado civil na produtividade de uma empresa. Mas algumas empresas têm acatado isso com naturalidade, pois uma ampla proporção dos homens no mercado de trabalho está...
tracking img