Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Clima e cultura organizacional
De acordo com Nassar(2000) cultura organizacional representa:
O conjunto de valores , crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros , de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos.Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, dianteda sociedade e mercados o conjunto de percepções , ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
Conforme Chiavenato(1999),a cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa. Para o autor, estão explicitados os padrões e estilos decomportamento dos empregados. Implícitos temos os valores , as crenças existentes por longos períodos.Segue o chamado iceberg organizacional nele podemos observar os aspectos visíveis e os aspectos encobertos da organização:

De acordo com Schein (1984) , cultura pode ser definida como o conjunto dos pressupostos básicos que um grupo inventa, descobre ou desenvolve para lidar com os problemas de adaptaçãoexterna e integração interna .Além disso, destaca-se que a cultura se apresenta basicamente nos seguintes níveis: (a) dos artefatos e criações, que são visíveis, mas frequentemente não-decifráveis; (b) dos valores, que, em larga medida, são conscientes; e, (c) dos pressupostos, que são essencialmente inconscientes e não-questionáveis.

De acordo com o autor esse níveis podem ser classificados daseguinte maneira:
* Artefatos - É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.
* Valores - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em umnível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
* Pressupostos Básicos - São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem serpercebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.

Existem diversas funções que a cultura pode exercer dentro de uma organização: ela define os limites, a coerência nos atos dos empregados; dá aos funcionários uma sensação de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e sério, trazendo motivação e ainda fazendo-os se comprometer com interesses coletivos; reduz a ambiguidade,determinando exatamente como os trabalhos devem ser executados. Algumas vezes ela funciona até mesmo como um vínculo entre os funcionários e a empresa, ajudando a permanecerem unidos através de normas do que se deve fazer e dizer. Mas sua principal função é distinguir uma organização de outra.

A cultura organizacional ser classificada como culturas adaptativas e não adaptativas. As primeiras secaracterizam pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e mudança. As segundas, por sua rigidez, são voltadas para a manutenção do status quo e do conservantismo. As organizações que adotam e preservam culturas conservadoras se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizaçõesconservadoras que se mantêm inalteradas como se nada houvesse mudado no mundo ao seu redor. Por outro lado, as organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudança. São organizações que mudam suas idéias, valores, costumes e que podem perder as suas características próprias que as definem como instituições...
tracking img