Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Clima e Cultura Organizacional
1) INTRODUÇÃO.
O presente trabalho tem como base a cultura e o clima organizacional , e o entendimento de sua importância dentro das organizações buscando avaliar a influência nos resultados. Isto porque a cultura consiste no modo real de ser e de fazer a empresa, isto é, na personalidade coletiva, que é constituída a partir do modo como as pessoas agem e pensamem conjunto considerando a organização como um todo.

2) DESENVOLVIMENTO.
PROGRAMAS DE CLIMA ORGANIZACIONAL.
Entende-se por clima organizacional a qualidade ou propriedade do ambiente empresarial que : (a)é percebida e experimentada pelos membros da organização. (b) influencia seu comportamento.

Alguns autores dissertam clima organizacional como sendo " o meio ambiente psicológico" daorganização. Nada é menos tangível , nem mais importante na vida organizacional e nas transações interpessoais, do que o clima psicológico. Pois sua existência é tão real e sujeita a alterações quanto o é a do clima físico, embora os componentes que perfazem o clima psicológico , ainda que igualmente identificados , não sejam tão concretos.

Os trabalhos envolvendo clima organizacional destinam-sea identificar quais são os fatores que afetam, negativamente e positivamente, a motivação das pessoas e integram a empresa, assim o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral, e desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. O clima organizacional, no contexto das empresas, influencia o estadomotivacional das pessoas e é por ele influenciado.

Segundo Xavier (1986) a análise do clima organizacional, ou das atmosferas psicológicas da organização, é particularmente útil para identificar os fatores que exercem influencia constatável e concreta sobre o comportamento do indivíduo e de grupos na organização.
Podem ser desenvolvidas pesquisas com público interno da empresa, com ointuito de avaliar o perfil sócio-econômico dos empregados, a motivação, a satisfação e a integração com a empresa. Este tipo de avaliação é útil, na contribuição para melhoria no clima organizacional que é fundamental para a empresa obter um adequado nível de competitividade e qualidade total.

Nesse sentido, e com base nos critérios do Prêmio Nacional de Qualidade, sugere-se que o planejamento dapesquisa abranja questões inerentes a clima organizacional, que , direta ou indiretamente, possam relacionar-se a determinados fatores adequados ao autodiagnóstico da empresa, em termos de:

Liderança: liderança da alta direção , valores da empresa quanto a qualidade, gestão para qualidade, responsabilidade comunitária.
Informação em análise: abrangência e gestão dos dados e das informaçõessobre qualidade
planejamento estratégico para a qualidade: metas e planos para a qualidade utilização dos recursos humanos: gestão dos recursos humanos; envolvimento, educação, e treinamento dos funcionários, reconhecimento , medição e bem estar dos mesmos
Garantia da qualidade de produtos e serviços: projeto de introdução no mercado de produtos e serviços; controle da qualidade de processocom melhoria continua e avaliações de qualidade periódicas inclusive dos fornecedores.
Resultados obtidos quanto a qualidade de produto e serviços : no processo do negócio, operações e serviços de apoio.
Satisfação do cliente: resultado relativos a satisfação dos clientes.
Este tipo de pesquisa, observa uma abordagem qualitativa implementada através de entrevista em profundidade com pessoas dediferentes níveis hierárquicos.

Já Atkinson desenvolveu um modelo para estudar o comportamento motivacional que leva em conta os determinantes ambientais da motivação, modelo este baseado nas seguintes premissas:
1 – Todos o indivíduos tem certos motivos ou necessidades básicas, que representam comportamentos potenciais e que precisam ser provocados para influenciar o comportamento.
2 – A...
tracking img