Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAIS
1. Introdução
Temos pela frente um final de década e de século, que será no mínimo emocionante. Pouco tempo resta, então, para que as empresas, as famílias e a sociedade se preparem a fim de garantir em uma sobrevivência feliz e realizadora em um cenário globalizante, com uma nova realidade de vida, um mundo em transformação e em crescente complexidade, pois,segundo Morgan (1986), os nossos estilos de pensamento raramente acompanham essa complexidade. Estamos novamente diante de mudanças, e então, é relevante a colocação de Toffler (1995) quando diz que “começar o processo de reconstrução de uma civilização para o Século XXI é uma responsabilidade daqueles que têm uma missão especial - a de criar bases sólidas: culturais, políticas, econômicas e sociaispara nós e para as gerações futuras”.
Toda mudança implica em renovação cultural. Para a empresa, representa vivenciar novas práticas organizacionais, adquirindo uma nova filosofia de trabalho. Para as pessoas, representa uma revisão do desempenho profissional em adequação às novas necessidades da empresa. A constatação de que o diferencial competitivo de uma organização ocorrerá a partir docomprometimento das pessoas, torna a identificação de expectativas, necessidades e níveis de satisfação dos indivíduos perante a organização, estratégico para a eficácia organizacional.
Sob este aspecto deve considerar-se como de fundamental importância, o conhecimento do clima. A sua avaliação pode fornecer belos rendimentos para a compreensão do funcionamento organizacional, revelando apredisposição ou não dos empregados para a implantação ou manutenção das práticas administrativas.
Interessante a colocação de Peter Drucker (1986), em seu artigo “O Novo Papel da Administração”, quando enfatiza que: nos preocuparemos muito menos com o desenvolvimento da administração (isto é, da adaptação do indivíduo às exigências da organização) e muito mais com o desenvolvimento da organização (isto é, daadaptação da companhia às necessidades, aspirações e potencialidades do indivíduo).
2. Desenvolvimento
Nossas vidas estão intimamente ligadas às organizações, uma vez que necessitamos delas em todas as circunstâncias, ou seja, quando nascemos, crescemos, aprendemos, trabalhamos, nos alimentamos, nos divertimos e morremos. O homem moderno é incapaz de viver fora das organizações.
SegundoDrucker (1986), nossa sociedade está-se tornando rapidamente uma sociedade de organizações, todas as instituições terão de fazer com que o atendimento de valores, crenças e propósitos sociais básicos seja um importante objetivo de suas atividades contínuas e não uma responsabilidade social que restringe ou se situa fora de suas funções fundamentais. Para Chanlat (1993), a organização pode ser definidacomo um local onde diferentes agentes contribuem com seus recursos para a produção de objetos e serviços. É também o lugar em que cada indivíduo explora, adapta e habita, a fim de realizar seus próprios objetivos.
As organizações, para Morgan (1996) são consideradas como mini sociedades que têm os seus próprios padrões distintos de cultura e subcultura, podendo ser vista como um grupo bemintegrado ou uma família que acredita no trabalho conjunto.
As organizações são criadas com a função de suprir alguma necessidade do Homem e para isso precisa de uma estrutura de pessoas nela envolvidas, pertencentes à sociedade global. Elas nascem a partir de idéias de pessoas com potencial suficiente para levar consigo um grupo de colaboradores.
Desta forma, é inegável que a organização seja umaexpressão cultural, uma reprodução próxima de seu fundador, pois seu alicerce fundamenta-se nos valores iniciais trazidos pelo fundador para constituí-la e administrá-la.
Para Kanaane (1995), “a organização é um sistema integrado de subsistemas interdependentes, havendo intercâmbios entre os respectivos elementos: clima, cultura, estrutura e sistemas administrativos. A missão, os objetivos, a...
tracking img